Prefeitura intensifica ações de prevenção ao câncer de mama

Prefeitura intensifica ações de prevenção ao câncer de mama

O câncer de mama é uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil e exames preventivos que garantam o diagnóstico precoce são a principal alternativa para salvar vidas. Por isso, a Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fortalece a estrutura em sua rede de Atenção Primária para receber mulheres que fazem parte deste público alvo. 

A expectativa é que a demanda quanto aos exames necessários seja atendida e a adesão, que ainda é baixa, atinja nível satisfatório. Devem procurar as unidades de saúde (ESF ou Centro de Saúde) mulheres com idade entre 50 e 69 anos ou que tenham histórico familiar da doença. Quem também identificar algum nódulo na mama por meio de toque deve procurar assistência imediatamente. 

“Todas as unidades da Atenção Primária estão de portas abertas para as mulheres que precisam fazer esse diagnóstico. O profissional médico ou enfermeiro faz o atendimento e, se necessário, faz os pedidos de exame”, explica o coordenador da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Higino Lopes. 

A Prefeitura de Sete Lagoas conta com 55 unidades da Atenção Primária distribuídas em todas as regiões da cidade. O funcionamento é de 7h às 17h.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS