Saúde mental em tempos de pandemia

Saúde mental em tempos de pandemia

A pandemia tem sido muito prejudicial a toda a sociedade, em todos os aspectos, e a saúde mental, mais do que nunca, não pode ser deixada de lado. Confira a seguir o nosso bate papo com a psicóloga Bruna França.

Fanzini: Fale um pouco sobre o seu trabalho.

Bruna França : Iniciei os atendimentos há 5 anos trazendo um foco especial às crianças, mas em meio ao meu desenvolvimento pessoal, descobri um carinho enorme pela construção da mulher moderna e a constituição de seus relacionamentos. Atualmente, atendo pessoas (mulheres, em sua maioria) de todas as idades pela abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental, focando em suas potencialidades e capacidades a serem desenvolvidas. Acolho os aspectos do sofrimento pessoal e também as influencias dos seus relacionamentos afetivos, oferecendo sessões para aquelas pessoas que desejam se conhecer melhor e se relacionar de forma mais saudável, especialmente com elas mesmas.

FZ: Como a Pandemia afetou os atendimentos?

BF: Dentro da normalidade!. Na verdade, acredito que algumas pessoas despertaram para a importância de cuidar do aspecto emocional.

Desde o início da minha carreira, atendo presencialmente na cidade de Sete Lagoas/MG. Porém, a pandemia trouxe um olhar maior para os atendimentos psicológicos online, os quais seguem os mesmos protocolos e compromissos como os atendimentos presenciais, possibilitando o acesso às pessoas de variadas localidades.

Os atendimentos presenciais retornam agora em novembro, porém vou manter as sessões online para as pessoas que preferirem ou que não puderem comparecer ao consultório.

FZ: Fale um pouco sobre a importância da terapia em um momento tão difícil?

BF: Com a chegada da pandemia e do isolamento social, percebi como as pessoas, especialmente as mulheres, precisam cada vez mais de dar atenção a própria saúde mental e emocional. A mudança da rotina, do contato com o/a parceiro/a e os familiares, acabou mudando a forma como a gente se relaciona
e se sente no dia-a-dia, intensificou os processos de cobrança pessoal e de responsabilidades, tornando o dia muitas vezes, em uma jornada desgastante e estressante. As emoções e comportamentos das pessoas
são influenciados por sua percepção dos eventos. Não é uma situação por si só que determina o que as pessoas sentem, mas, antes, o modo como elas interpretam uma situação. Portanto, busco contribuir com
a visualização ampla dessas aflições para alcançarmos o equilíbrio das relações, aprimorando o cuidado e o bem-estar consigo mesmo, como um todo!



Bruna França é psicóloga formada pela Faculdade Ciências da Vida há 5 anos e atua como psicóloga clínica desde o início.


FZ: Qual mensagem você deixa aos nossos leitores?

BF: Ainda percebo uma dificuldade das pessoas de valorizarem a profissão do psicólogo e cuidarem do seu lado mental/emocional. Muitas pessoas procuram cuidar do físico: tentam se alimentar bem, praticar
exercícios físicos, mas esquecem que nós seres humanos somos seres globais, constituídos por aspectos físicos, mentais/emocionais, culturais, sociais e espirituais.

Atendimento presencial em novo horário a partir de novembro.

NOVO ENDEREÇO: Rua Fernando Pinto, 242, sala 04, no Centro de Sete Lagoas/MG.

Atendimento semanal de 9h as 19h. Agende sua sessão presencial ou online pelo telefone: (31) 99433- 5363.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS