Energia solar: limpa, renovável e abundante

Energia solar: limpa, renovável e abundante

Rápido retorno no investimento, longa vida útil e baixa manutenção .

A energia fotovoltaica utiliza o sol como fonte de energia para gerar eletricidade , trazendo benefícios ambientais, econômicos e sociais. Conheça alguns deles a seguir.

ENERGIA SUSTENTÁVEL: A primeira vantagem do sistema fotovoltaico e que esse tipo de gerador utiliza da mais abundante , gratuita e eficiente fonte de energia disponível: O Sol. O Brasil recebe uma quantidade absurda de radiação solar todos os anos, capaz de gerar mais energia do que poderíamos consumir. Isso torna o sistema fotovoltaico extremamente vantajoso e confiável.

AGILIDADE NA INSTALAÇÃO: O prazo médio das instalações residenciais são de 2 a 3 dias. A instalação de um sistema fotovoltaico é rápida e descomplicada. Na maioria dos casos, as placas solares e o inversor grid-tie são fixados em estruturas já existentes nos imóveis ( madeiramento e alvenaria, respectivamente. O funcionamento do sistema também é descomplicado. Uma vez instalados todos os componentes, o inversor já começa a gerar a energia elétrica.

MANUTENÇÃO QUASE INEXISTENTE: Os sistemas fotovoltaicos , necessitam de uma manutenção muito baixa. A principal delas, e que pode ser feita pelo próprio consumidor, é a lavagem dos módulos a cada 6 meses, mas só no caso deles estarem muito sujos, o que não é frequente, visto que possuem uma película antiaderente que previne o acúmulo de sujeira. Em caso de poluição ou excremento de pássaros, a limpeza é simples e necessita apenas de um jato d’água e uma vassoura de cerdas macias. Fora esta, a manutenção elétrica do sistema também é necessária, porém apenas uma vez ao ano.

VIDA ÚTIL DO SISTEMA : Um sistema solar fotovoltaico possui mais de 25 anos de vida útil, gerando energia elétrica limpa, sustentável e de qualidade, sem prejudicar o meio ambiente.

“A energia fotovoltaica é superior em todos os sentidos. Além de gerar grande economia para o bolso do consumidor, é parceira do meio ambiente”.
Alair José Antunes -Técnico eletrônica, segurança eletrônica residencial e patrimonial e energia solar fotovoltaica. Proprietário da Imapec
Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS