A arquitetura e o design influenciam o bem-estar

A arquitetura e o design influenciam o bem-estar

Nosso corpo e mente reagem aos estímulos do ambiente. Dessa forma, a arquitetura, muito além da necessidade, alia a funcionalidadecom a promoção do bem-estar.

Através da arquitetura podemos expressar nossos ideias de convivência, aconchego e muito mais . O projeto arquitetônico influencia diretamente na saúde. Uma casa com ventilação adequada, por exemplo, pode prevenir doenças, tais como rinite, sinusite, asma e outras.

São inúmeros fatores que comprovam como ambiente pode beneficiar ou prejudicar o seu bem estar. Uma iluminação ideal pode contribuir no emocional. A acessibilidade também é outro ponto importante. É necessário preocupar-se com a facilidade de locomoção de idosos ou portadores de necessidades especiais, tomando cuidado com a escolha dos pisos, tamanhos de portas, de banheiros e mobílias.

Cabe a Arquitetos e Designers reconhecer a conexão integral entre seus projetos e o impacto que eles causam no bem-estar humano, seja em prédios, condomínios, casas ou comunidades onde estão inseridos.

Passamos até 90% do tempo em espaços internos (muita gente 100% nesse período de Pandemia). Portanto, os espaços onde nós vivemos, trabalhamos e relaxamos tem total impacto no nosso bem estar geral e emocional.

De acordo com a OMS ( Organização Mundial de Saúde), o ambiente em que o ser humano habita tem importância em como o afeta psicologicamente e fisicamente, não é a toa que algumas cores de paredes são indicadas para promover o relaxamento e diminuir a ansiedade, por exemplo.

Portanto, a arquitetura não se trata apenas de projetar ambientes, uma de suas funções é oferecer ás pessoas um lugar de aconchego, conforto e qualidade de vida.

“Sempre busco no processo criativo dos meus projetos, a necessidade de cada cliente, sincronizando o bem estar da arquitetura com a funcionalidade e beleza por trás de cada coisa e assim compor um projeto com identidade própria, de forma única e exclusiva! Absorvendo sempre a sensibilidade para atingirmos um nível estético, funcional e emocional dos nossos clientes . ” Renata Medina- Arquiteta

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS