Lar Doce Lar: O que mudou, definitivamente?

Lar Doce Lar: O que mudou, definitivamente?

Sim, muitas mudanças vieram para ficar!

2020 tem sido um ano de grande aprendizagem, no que diz respeito à saúde, à segurança e à qualidade de vida, e aqueles arranjos improvisados que agregaram valor aos nossos lares no início da pandemia merecem sair do provisório e ser assumidos de vez! Mas vamos lá, quais são eles?
Ambientes híbridos: atualmente, não faz mais sentido delimitar os ambientes por espaço físico.
Os elementos que compõe a função “comer” estão distribuídas desde a cozinha, passando pela sala e chegando até o quarto. Prova disso são os frigobares nos dormitórios e as TVs na copa.

Da mesma forma, a função “relaxar” vai da varanda ao quarto, passando em alguns momentos pelo banheiro também. Então os ambientes começam a se fundir e a assumir novas configurações, proporcionando mais funcionalidades e menos rótulos.
Sapateira: antigamente, usava-se o termo “chapelaria” para designar aquele cantinho de depositar chapéus e casacos. Contextualizando para os dias atuais, a sapateira é muito parecida, sendo basicamente um móvel de apoio, no qual a pessoa se assenta para retirar seu sapato e evita que a sujidade da rua seja transmitida pela casa afora. Posicionada necessariamente na entrada da casa, a sapateira pode conter ainda chinelos e pantufas para serem os substitutos. Em tempos de covid, essa seria a mudança mais prioritária dos lares.


Home Office: ainda que você não esteja exercendo uma relação de teletrabalho, sempre vai haver alguma atividade no fim do dia ou no fim de semana que se constitua de mesa, cadeira e uso de tela (do computador, tablet ou celular). Aí está o home office! Para tanto, a ergonomia do ambiente é imprescindível para se ter produtividade e proteção da saúde. Para início de conversa, invista em cadeira de escritório, luminária de mesa e móvel lateral com gavetas. Parece óbvio, mas muitas pessoas negligenciam esses itens básicos.


Jardineira: da horta orgânica às suculentas, ter plantas em casa é essencial. Cientificamente comprovado, a prática da jardinagem combate situações de estresse pela atividade manual terapêutica e também pelo descanso da vista ao se focar nos elementos naturais. E, sobretudo pela sensação de enclausuramento (provocado pela pandemia), pequenas porções de natureza dentro de casa ajudam a reciclar o ar e renovar as paisagens internas. E se for possível colher ervas e frutos cultivados no lar, tem-se ainda o benefício da segurança alimentar!


Espaço zen: nos últimos tempos, o aumento excessivo de trabalho provocou uma necessidade vital por momentos de meditação e descanso da mente. Ainda que a vertente não seja mística,qualquer pessoa que já possuía o hábito da oração pode vir a adotar um espaço fixo para tal, ornado com tapete, almofadas, música instrumental e livros de autoajuda. Esse cantinho recarregador de energias tem imperado na configuração dos novos lares e ganhado adeptos no mundo todo. Nos apartamentos, a pequena varanda da sala é ideal para essa função!


Atentando-se para estes pontos, ao adequar a sua casa você faz um poderoso investimento em sua saúde mental e física. Aproveite os momentos de isolamento social para olhar para dentro, cuidar de você e de quem você ama!

Stefania Cargnino é Designer de Ambientes, Personal Organizer e sócia proprietária do Studio Nino Design.


Instagram: @studioninodesign / Whatsapp: 31 99546-2093

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS