Psicóloga Kamila Campolina da dicas para ajudar a vencer o período de isolamento social

Psicóloga Kamila Campolina da dicas para ajudar a  vencer o período de isolamento social

Diante de uma pandemia de coronavírus, com praticamente o mundo todo paralisado em quarentena, pessoas perdendo empregos, escolas e comércios fechados e uso de máscaras e higienização das mãos se tornaram essenciais e obrigatório, uma das coisas que mais vem causando preocupação é a nossa saúde mental que está diretamente relacionada a nossa qualidade de vida seja ela cognitiva, emocional e social.

A medida em que a vida vai se modificando e as incertezas vão tomando conta, é comum que você sinta medo, se sinta inseguro, ansioso, impotente e desamparado, mas algumas estratégias podem ser feitas minimizar esses impactos relacionados ao surto, mesmo em meio a pandemia!

Além de manter nosso isolamento social e fortalecer nosso sistema imune, devemos também, cuidar da nossa mente e tentar manter o equilíbrio durante esse tempo.

Diante disso, separei algumas dicas que podem te ajudar a ir de encontro à uma boa saúde mental durante esse período:

É primordial manter-se informado nesse momento, para que assim você possa tomar as devidas precauções e medidas de segurança, para agir de maneira consciente e responsável. Mas, é preciso ter discernimento sobre o que você vê e lê e limitar a frequência com que verifica as notícias a respeito da COVID-19, para que esse momento não se torne ainda mais perturbador. Para isso, atenha-se a informações de fontes confiáveis como a do ministério de saúde e escolha uma hora no dia onde você irá se informar a respeito.

Evite o isolamento junto a sua rede socioafetiva, manter contato, mesmo que por meios digitais, com familiares e amigos é um importante recurso para o manejo do bem-estar emocional, diminuindo o impacto do isolamento social. Mas fique atento, não deixe o COVID tomar conta de todas as suas conversas e evite falar com pessoas negativas ou que reforçam seus medos e anseios.

– Cuide do Corpo e da mente:

  • Busque manter uma rotina, mesmo ficando em casa durante todo o dia, mantenha seus horários como de costume, isso te ajudará a manter um senso de normalidade.
  • Tire um tempo para você. Momentos de isolamento social, nos dão a oportunidade de nos conectarmos com nossos pensamentos e sentimentos, aproveite essa privacidade para fazer um exercício de autoconhecimento, busque entender quem você é, do que você gosta, onde quer chegar e para onde está indo.
  • Gaste energia, isso te ajudará na liberação da ansiedade, alivio do stress e melhora do humor. Para isso, pratique exercícios mesmo que em casa (estimula a produção de serotonina e endorfina, hormônios conhecidos popularmente como “hormônios da felicidade”, gerando a sensação de recompensa e bem-estar no organismo), faça yoga, medite (meditar é um exercício de sair de fora e voltar-se para si, voltar-se para dentro, te ajuda a se reconectar consigo mesmo), ou simplesmente dance. Faça o que te faz feliz!

Caso não esteja conseguindo lidar com suas emoções e comportamentos sozinho, procure ajuda de um profissional!

Kamila Campolina – Psicóloga CRP 04/59200

                                                                                                                                                                                                    

Sobre o autor

COMENTÁRIOS