Psicóloga Bruna França dá dicas para cuidar da saúde mental em meio á pandemia

Psicóloga Bruna França dá dicas para cuidar da saúde mental em meio á pandemia

Neste ano de 2020, estamos passando por situações que nunca imaginaríamos um dia passar. Pandemia, quarentena, isolamento social: só de escutarmos essas palavras nossas emoções já ficam à flor da pele! Como psicóloga, tenho observado no consultório, um aumento significativo nos transtornos de ansiedade. Mas o que é ANSIEDADE? A ansiedade é uma emoção natural que faz parte da vida de todo ser humano e tem como função a autopreservação. A ansiedade pode se desregular quando a pessoa se vê diante de uma situação de perigo, seja real ou imaginário, fazendo com que o organismo dispare hormônios como adrenalina, noradrenalina e cortisol, desencadeando alguns sintomas físicos e psíquicos: o famoso estado de alerta (posição de fuga ou luta contra o “perigo”).

Portanto, a pandemia sendo uma situação nova que pode facilitar o surgimento de emoções bem intensas e desconfortáveis, como medo, tristeza, devido as inseguranças e incertezas que todo o mundo está vivenciando, se torna importante citar alguns fatores de proteção da saúde emocional:

1) ROTINA E ORGANIZAÇÃO – estabelecer horários regulares para dormir, acordar, se alimentar, pois quando a pessoa não se organiza nesse sentido, o corpo sempre se encontra em modo alerta e pode resultar em uma dificuldade para relaxar.

2) PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA – movimentar o corpo é fundamental. Praticar uma atividade física aumenta a imunidade e o corpo fica mais forte para enfrentar o perigo. É comprovado cientificamente que a prática regular de atividade física auxilia as pessoas que possuem transtornos de ansiedade e/ou depressão, uma vez que estimula a produção de hormônios relacionados ao bem-estar. Encontre aquela atividade que você gosta e assim ficará mais fácil ter uma constância.

3) QUALIDADE DAS RELAÇÕES – um olhar para as suas relações (seja amizade, familiar ou amorosa). O ser humano é um ser social, portanto, sente necessidade de conexão! Quando as relações são saudáveis, elas podem proporcionar um sentimento de bem-estar, acolhimento, segurança e crescimento.

4) RESTRINJA O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES – não há necessidade de ficar o tempo todo conectado às informações, uma vez que aumenta a sensação de insegurança, desamparo, elevando a ansiedade.

5) FOQUE SUA ENERGIA EM SITUAÇÕES QUE VOCÊ TEM CONTROLE – muitas vezes se gasta energia com situações que não estão no nosso poder de mudar. Redirecione sua energia e lembre-se do que é possível fazer para administrar melhor as emoções: melhorar a alimentação, higiene do sono, mudar a qualidade dos pensamentos, higienização das mãos e do ambiente, seguir as orientações e recomendações.

6) PEÇA AJUDA PROFISSIONAL SE PRECISAR! Viva um dia de cada vez…. Por mais que possa ser difícil, questione-se sobre o que você pode aprender com a atual situação. Estávamos vivendo uma vida corrida, movimentada, sem tempo para nada. Será que não estava na hora de dar mais atenção a você?

Bruna França Psicóloga

Instagram @brunafranca.psi

Atendimento profissional : (31) 9 9433-5363

Sobre o autor

COMENTÁRIOS