Vulnerabilidades da comunidade LGBTQIA+ é debatida em evento da Fasasete

Vulnerabilidades da comunidade LGBTQIA+ é debatida em evento da Fasasete

A vulnerabilidade social da população Lgbtqia+  foi tema do FASA online da última sexta- feira (7).
O webinar foi mediado pelo Professor Silvio de Sá e contou com a participação de dois especialistas na área jurídica que refletiram os impactos da pandemia na comunidade Lgbtqia+.


Um dos pontos de maior relevância é a exclusão social e a violência à qual a população LGBTQIA+ é submetida. Isso faz com que essas pessoas não tenham recursos para ficar em casa, por exemplo. A situação de extrema vulnerabilidade que é acentuada neste momento.

O professor, Advogado , Doutor e Mestre em Direito, Fabrício Veiga Costa falou sobre a Homofobia e transfobia  em meio a pandemia no ambiente de trabalho.
Ainda temos uma grande parcela da população LGBTQIA+, incluídas no mercado informal de trabalho e também na prostituição como única forma de retorno financeiro. A transfobia ainda é obstáculo para o acesso de pessoas trans ao mercado formal de trabalho. Buscar mais oportunidades de qualificação em ações de educação e cidadania é um caminho para muitas trans e travestis.
É preciso mais do que acesso ao emprego e a estabilidade no mesmo. É necessário e urgente criar situações onde prevaleça o  direito a um ambiente inclusivo onde todos possam desenvolver plenamente seu potencial.

Logo em seguida, a Advogada familiarista, abordou os direitos da comunidade Lgbtqia+. Ressaltou que a questão precisa ser debatida e se emocionou ao falar da importância da empatia e de se abrir ao debate . Para ampliar oportunidades, é preciso combater o preconceito e criar pontes. Devemos iniciar debates, abrir portas sem barreiras, com tratamento respeitoso, equidade e liberdade onde todos possam se  expressar sem constrangimentos ou violências.

O evento contou com o apoio das empresas Natura Amis, Havaianas Sete Lagoas e do IBDFAM  (Instituto Brasileiro de Direito de Família).

Sobre o autor

COMENTÁRIOS