FASASETE promove debate sobre vulnerabilidade social da comunidade LBGTQIA+

FASASETE promove debate sobre vulnerabilidade social da comunidade LBGTQIA+

Vulnerabilidade social e preconceito impactam no enfrentamento ao coronavírus – A população LGBTQIA+ é uma das que mais sofrem durante a pandemia causada pela pandemia. Além da vulnerabilidade social e doenças pré-existentes, os LGBTQIA+ também lidam com preconceito, atitudes hostis e falta de entendimento de funcionários e do sistema de saúde, para o enfrentamento da Covid-19. Pelo mesmo motivo, a discriminação se torna uma barreira quando a opção é procurar atendimento médico.

Um dos pontos de maior relevância é a exclusão social e a violência à qual a população LGBTQIA+ é submetida. Isso faz com que essas pessoas não tenham recursos para ficar em casa, por exemplo. A situação de extrema vulnerabilidade que é acentuada neste momento. Ainda temos uma grande parcela da população LGBTQIA+, incluídas no mercado informal de trabalho e também na prostituição como única forma de retorno financeiro.

Uma pesquisa online desenvolvida pelo coletivo #VoteLGBT contou com a participação de 10 mil os estados brasileiros, e desenvolveu um índice inédito que consegue medir a vulnerabilidade LGBTQIA+ à Covid19. 

O resultado apontou que metade das pessoas trans não conseguem sobreviver sem renda por mais de 1 mês caso percam sua fonte de renda. A taxa de desemprego padronizada entre os LGBTQIA+  foi de 21,6%, quase o dobro do registrado pelo IBGE no restante da população.  Dos entrevistados, 28% das pessoas já haviam recebido diagnóstico prévio de depressão, número quatro vezes maior do registrado no restante da população, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde. E 47% foram classificadas com o risco depressão no nível mais severo.

No dia 7 de agosto (sexta – feira), em mais um encontro da Fasaonline, iremos debater as questões que mais assolam a comunidade LGBTQIA+, principalmente, em tempos de pandemia.

A advogada Bárbara Drummond, o Professor Fabricio Veiga e o presidente do movimento LGBTQIA de Sete Lagoas, Fábio Paiva abordam os principais aspectos que impactam a comunidade em tempos de pandemia. O evento será mediado pelo professor Silvio de Sá.

Direitos da comunidade Homofobia LGBTQIA+, Homofobia e transfobia  no ambiente de trabalho, Movimento LGBTQIA de Sete Lagoas em tempos de Pandemia, serão alguns temas trabalhados durante o evento.

Para participar, se inscreva através do link abaixo ou acesse pelo qrcode.

Clique aqui e inscreva-se.

O QUE ? Webinar:  Vulnerabilidade social da população Lgbtqi+ em tempos de pandemia

QUANDO? 07/8 a partir 19h30

ONDE? Pelo Zoom


Para mais informações, entre em contato  pelo 31-37718178 ou pelo email: marketing7l@fasa.edu.br

Sobre o autor

COMENTÁRIOS