Projeto D’elas: Por lares mais seguros

Projeto D’elas: Por lares mais seguros

Todos os dias, milhares de mulheres são vítimas de algum tipo de violência. Os números do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram, que as chamadas para o 190 e 180 aumentaram consideravelmente nesse período de isolamento social. Vale lembrar que violência não se resume a agressão física. Ameaças, abuso sexual, violência psicológica, vida íntima exposta, calúnias, e tantas outras formas de constrangimento, também são consideradas violência e podem e devem ser denunciadas.

Há uma forma de driblar  esse sentimento que paira sobre as mulheres: técnicas de autodefesa. A arte da defesa pessoal entra neste ponto, para ajudar não só a se proteger, como também tornar as mulheres mais confiantes ao sair na rua.

O projeto D’Elas, em Sete Lagoas,  surgiu com o objetivo de conter a agressão contra mulheres através do incentivo da defesa pessoal, o esporte e a cultura. Conta também com a participação dos professores de defesa pessoal Diego Figueiredo e Luiz Metzker, e também da advogada Raíssa Vasconcelos, que palestra sobre temas ligados à violência doméstica.

O projeto idealizado por Cristiano Vitor, oferece para Elas, sem nenhum custo, o ensino de técnicas de defesa pessoal e informações sobre política públicas referente ao tema da violência contra mulher, através de autoridades palestrantes e atuação com grupos de mesma ideologia. O projeto convida as mulheres a capacitarem-se para autodefesa.

Cristiano Vitor( idealizador do projeto) Luiz Metzker( professor dr defesa pessoal), Diego Figueiredo ( professor de defesa pessoal ).

 “Não se trata de incentivo para reagir a crimes, mas ter a chance de sair de situações de iminente perigo, quando somente Elas podem zelar por sua integridade física.” Explica Cristiano.



Cristiano Vitor( idealizador do projeto) e Raissa Vasconcelos (Advogada).

Normalmente, o projeto funciona em espaços públicos, como praças e vias da cidade. No entanto, devido ao tempo chuvoso recente, algumas das aulas tiveram a realização comprometida. Devido a pandemia do corona vírus e o distanciamento social os encontros estão interrompidos. O projeto continua com a realização de  lives e mensagens positivas através do instagram.

Acesse o perfil do projeto e saiba mais @d.elas7l .

Toda violência contra a mulher deve ser denunciada.

Quem pode denunciar?
Qualquer pessoa! Se ouvir ou presenciar uma mulher sofrendo qualquer tipo de violência, denuncie imediatamente.

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS