Importância da saúde mental em tempos de pandemia

Importância da saúde mental em tempos de pandemia

Especialista na interface da Neurociência na Educação, dra. Camila Leon fala ao Congresso de Educação da LBV sobre esse tema e traz dicas bem interessantes.

A pandemia do novo coronavírus alterou bruscamente a rotina de todas as pessoas. No ambiente escolar, como medida preventiva, as aulas deixaram de ser presenciais e passaram a ser ministradas remotamente. Essa nova rotina, aliada ao período de isolamento social, tem causado sobrecarga de trabalho e impactado na saúde mental de professores, de alunos e das famílias.

Durante sua participação no 22º Congresso Internacional de Educação da LBV, a doutora e mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Camila Leon, compartilhou sua experiência e apresentou dicas interessantes sobre os cuidados com a saúde mental.

Ela explicou que é preciso, antes de tudo, superar o período de isolamento social e suas consequências, pois acredita que todos estão sobrecarregados ao ter de conciliar home office com as tarefas de casa e os cuidados com os filhos, animais de estimação, pais ou companheiros, o que tem exigido muito de todos. Não à toa, especialistas alertavam, já em março, para os efeitos da quarentena à saúde mental das pessoas. “Estresse e ansiedade mais do que dobraram no período de pandemia; quadro de depressão tende a se agravar”, reiterou. 

A dra. Camila apresentou também dados de uma pesquisa feita pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal sobre a situação das crianças, que apontou a dependência excessiva delas com os pais; que estão preocupadas e com problemas de sono ou pesadelo; que apresentam desconforto, agitação, sintomas de falta de atenção e, ainda, falta ou excesso de apetite. E ela alertou: “Precisamos olhar para esse contexto e pensar nas consequências, não só para os adultos, mas também para ascrianças”. 

A psicopedagoga explicou ainda que, quanto mais baixo for o nível de nosso estresse, mais baixo será o estresse das pessoas que nos cercam e que devemos cuidar não só da nossa saúde mental, mas também daqueles que dependem da gente e que estão na mesma casa. Ela deu algumas dicas para ajudar a manter a saúde mental em dia, entre elas:

— Abra margem para o diálogo e encontre alguém com quem possa conversar sobre o que está

sentindo;

— Evite noticiários que fazem a pessoa se sentir em pânico ou que aumentem os sintomas de

ansiedade;

— Dê um tempo para o descanso e faça atividades que tragam bem-estar;

— Valide a emoção do outro, ouvindo mais as pessoas próximas para evitar a tristeza;

— Faça uma pausa! Feche os olhos, inspire e respire.

— Acalme-se! Antes de tomar decisões, pare, pense na situação e faça exercícios de relaxamento para ter uma melhor resposta.

A dra. Camila ainda indicou técnicas para utilizar com as crianças e que os adultos também podem fazer, como, por exemplo, a da “Flor e da vela”. “Você vai pedir para ela [criança] cheirar a flor (inspirar) e apagar a vela (expirar). Você pode fazer isso mais de uma vez, para que a criança aprenda a se acalmar e mande essa resposta fisiológica para o cérebro”, disse.

Outra técnica importante e que é conhecida como “Técnica da tartaruga”, de Meltzer, é fazer com que a criança reconheça seu sentimento, pelo menos as seis emoções básicas: alegria, tristeza, nojo, medo, vergonha e raiva; que pare e pense; reflita e respire fundo três vezes; e pense em uma solução. “Essas são algumas dicas para você se organizar, pensar em como melhorar a saúde mental, não só para você, mas para todos que dependem de vocês”, destacou a pedagoga. 

Vale ressaltar que a dra. Camila Leon é também pós-graduada em Psicopedagogia (UPM); pós- graduada em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa (UNITAU); graduada em Letras/Língua Portuguesa (UNIVAP) e em Pedagogia (Claretiano-Centro Universitário); e membro do Grupo de Pesquisa em Neuropsicologia Infantil da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS