Três unidades de saúde darão suporte à UPA nos horários de pico de atendimento

Três unidades de saúde darão suporte à UPA nos horários de pico de atendimento

O número de notificações de suspeita de Covid-19 em Sete Lagoas teve um aumento de 2,7% nas últimas 24h, chegando a um total de 3.810, desde o início da pandemia. Para atender a essa demanda, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou que, a partir de hoje, três unidades da Atenção Primária voltam a funcionar em horário ampliado, até 22 horas. O horário estendido havia sido suspenso em função da baixa procura, segundo o coordenador da Atenção Primária de Saúde no Município, Alber Alípio. “Com o aumento no número de casos registrado nas últimas semanas, decidimos retomar o programa”, explica.

As três unidades darão suporte à UPA 24 Horas nos horários de pico de atendimento, reduzindo o tempo de espera e evitando aglomeração na unidade. São elas: ESF Santa Luzia 2 (rua José Duarte de Paiva, 134, Centro), ESF Jardim Europa (rua Londres, 452, Jardim Europa) e ESF CDI 1 (rua Expedicionário Leofredo, 1.200, bairro das Indústrias).

No horário regular de atendimento, de 8h às 17h, a assistência será voltada para pessoas que moram nas áreas de abrangência das unidades. De 17h em diante, o atendimento será aberto a pessoas de qualquer região da cidade que apresentem sintomas gripais de leves a moderados. Para evitar um aumento de procura por atendimento na UPA, as unidades também vão acolher pacientes com outras demandas além das suspeitas de Covid-19. “Vale lembrar que a referência para atendimento a casos mais graves, em que o paciente apresenta falta de ar ou dificuldade para respirar, continua sendo a UPA 24h”, completa Alber.

Números
Há hoje 538 pessoas que apresentaram sintomas gripais sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde, 1.145 tiveram o monitoramento concluído e 1.783 testes deram negativo para Covid-19.

Sete Lagoas tem até hoje 344 casos positivos. Entre todos os positivos, há sete óbitos, 59 pessoas em isolamento domiciliar, 268 já recuperadas e dez internadas.

Ao todo são 26 pessoas hospitalizadas na cidade, com 17 em leitos de enfermaria e nove em leitos de UTI. Entre os internados, há 19 com resultado positivo para Covid-19 (dez de Sete Lagoas, quatro de Cordisburgo, dois de Jequitibá, um de Capim Branco, um de Pompéu e um de Belo Horizonte). Sete pessoas ainda aguardam resultado de exame.

No Hospital Municipal há sete pacientes na ala Covid (quatro em UTI), no Hospital Nossa Senhora das Graças são 16 internados (quatro em UTI) e no Hospital da Unimed são três (um em UTI). Entre os nove pacientes internados hoje em leitos de UTI, são cinco de Sete Lagoas e um de cada uma das cidades: Pompéu, Capim Branco, Papagaios e Belo Horizonte.

Dúvidas sobre o novo coronavírus, ligue 3773-2576 (de 07h às 23h). Denúncias, ligue 153. Mais informações sobre ações de combate à pandemia no município, acesse www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus. E vale sempre relembrar: só saia de casa se necessário, use máscara, reforce a higiene das mãos e mantenha o distanciamento social. Combater o coronavírus é dever de todos.

Por Ascom Prefeitura de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS