Instituto Júlio Santana vai oferecer assistência em saúde e cursos intensivos para a população em Sete Lagoas

Instituto Júlio Santana vai oferecer assistência em saúde e cursos intensivos para a população em Sete Lagoas

Atendimento multiprofissional, humanizado e de excelência, são as bases do Instituto Professor e Enfermeiro Júlio Santana.

O espaço visa oferecer assistência em saúde para a população de Sete Lagoas com qualidade, ética e compromisso, está previsto para inaugurar em agosto de 2020.

Com vasta experiência na área da saúde, o Professor e Enfermeiro Júlio Santana conta da sua motivação para a criação do instituto, que vai oferecer cursos e atendimentos prestados por vários profissionais na área da saúde e educação: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, odontólogos, psicólogos, nutricionistas, técnicos de enfermagem e educadores.

Acompanhe na entrevista abaixo:

FANZINI:  Como surgiu a ideia do Instituto? O que o motivou?

JÚLIO SANTANA:  A minha trajetória na área da Enfermagem começou em 1986, na primeira UTI do Hospital Nossa Senhora das Graças, como Atendente de Enfermagem. Fui aprimorando o conhecimento, fiz os Cursos de Auxiliar e Técnico em Enfermagem, posteriormente a Graduação em Enfermagem, Especialização em Terapia Intensiva, Mestrado e Doutorado na linha da Bioética e Cuidados Paliativos. Durante esses 34 anos de profissão trabalhei em diversos locais, como o SAMU, Hospital Municipal, Hospital Nossa Senhora das Graças, Estratégia Saúde da Família em Sete Lagoas, Baldim, Funilândia, Caetanópolis e Belo Horizonte. Atualmente atuo na docência em vários cursos na área da Enfermagem e como Enfermeiro Voluntário dos Anjos do Asfalto na BR 381. A minha experiência na saúde e educação me motivou a fundar o Instituto Professor e Enfermeiro Júlio Santana, para oferecer uma assistência multiprofissional a população, visando um atendimento de qualidade, ético e humanizado.

FZ:  Como será o acesso da população?

JS: O acesso da população será bem amplo e totalmente informatizado. O instituto irá possibilitar o atendimento das pessoas de forma equânime, em diversas áreas para assistir   as demandas dos usuários com presteza, qualidade, embasamento científico e excelência. Nossa missão será oferecer uma assistência diferenciada, em especial à população carente.

FZ:  Qual a importância da inauguração de um instituto de saúde deste porte, no atual período da crise de saúde em que vivemos?

JS: A importância do Instituto vem em consonância com a realidade que estamos vivenciando, que é o contexto de uma crise no nosso país, tanto social e política, sendo articulado com a Pandemia da COVID 19. Serão prestados atendimentos Home Care, curativos, eletrocardiograma, ultrassonografia, glicemia capilar, sinais vitais, consultas médicas, atendimentos odontológicos, consultas de enfermagem e de todas as outras áreas com todas as medidas de Biossegurança e recomendações da Vigilância Sanitária. Quando o usuário for atendido pelo instituto ele terá acesso a uma equipe multiprofissional com capacidade técnica para atender as suas necessidades, por exemplo, se precisar da passagem de uma sonda para dieta enteral ou um atendimento domiciliar, será assistido por um profissional específico da área com experiência.

FZ:  Além de atendimento ao público, o instituto vai oferecer cursos e treinamentos? Quais serão e destinados a quais profissionais?

JN: Além do atendimento por uma equipe multiprofissional, sinalizo a importância da capacitação dos profissionais e de cursos para a população. Neste contexto, faço inferência da minha experiência como Professor há mais de 25 anos, além dos 15 anos que atuei como Tutor no Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa do Samu, onde tive a oportunidade de realizar diversas pesquisas e treinamentos nas Instituições de Saúde, Empresas e Escolas. O Instituto irá oferecer cursos de suporte básico e avançado de vida, atendimento pré-hospitalar, reanimação neonatal, casal gravídico, cuidados com recém-nascido, primeiros socorros, curativos, cuidador de idosos, dentre outros.   Teremos um universo de possibilidades mediados por profissionais com vasta experiência na área da saúde e educação, com abertura de espaços para estágios de Técnicos e Acadêmicos de Enfermagem de Sete Lagoas e Região, assim como em outras áreas da Saúde, possibilitando a integração do ensino/serviço.  

Instituto Professor e Enfermeiro Júlio Santana

Rua Joaquim Cândido, 85, Centro (esquina com a Rua Paulo Frontin), Sete Lagoas.

#saúde #setelagoas #assistência #enfermeiro #júliosantana #institutojúliosantana #professorjuliosantana

Sobre o autor

COMENTÁRIOS