Boletim informa sobre os protocolos para atendimento a casos suspeitos de Covid-19 na cidade

Boletim informa sobre os protocolos para atendimento a casos suspeitos de Covid-19 na cidade

O boletim epidemiológico, com informações oficiais sobre o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em Sete Lagoas, aponta 2.376 notificações desde o início do monitoramento, em 16 de março. Desse total, 908 deram resultado negativo, 204 casos suspeitos são acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde e outros 1.127 já tiveram o monitoramento concluído.

Nas últimas 24 horas, 11 testes deram positivo, sendo quatro mulheres e sete homens, chegando a 137 casos confirmados na cidade, entre eles, dois óbitos, 45 pessoas se recuperando em isolamento domiciliar sem complicações e 84 já curados.

Internações

Na manhã de terça-feira, 23, havia 17 pacientes internados em hospitais de Sete Lagoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave, dos quais seis são de Sete Lagoas. Entre as 17 internações, dez são positivos, dois são negativo e cinco aguardam resultado de exame.

Entre os dez positivos, quatro são de Sete Lagoas, quatro de Cordisburgo, um de Capim Branco e um de Contagem. Já entre os dois negativos, um é de Cachoeira da Prata e, outro, de Cordisburgo. Dos 17 internados, 11 pacientes se encontram em leitos de enfermaria e sei em UTI, sendo um de Capim Branco, três de Sete lagoas, um de Cachoeira da Prata e um de Cordisburgo.

Protocolos

Segundo o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, todas as 58 unidades da atenção primária em Sete Lagoas podem receber pacientes com sintomas gripais leves, mas a recomendação é que, caso precise de atendimento, o usuário entre em contato com a unidade antes de se dirigir a ela para evitar que casos suspeitos de Covid-19 tenham contato com outros pacientes.

“Nessas unidades, dependendo do quadro do paciente, os médicos darão as recomendações de isolamento e testagem, caso o paciente se enquadre nos protocolos”, informa o secretário. No site da Prefeitura (www.setelagoas.mg.gov.br) você encontra a lista com os números de telefones de todas as unidades.
Os testes rápidos podem ser feitos na Atenção Primária. Já os testes do tipo RT-PCR são colhidos na UPA e nos hospitais Nossa Senhora das Graças e Unimed. “É bom lembrar que, para pacientes do SUS, a referência de atendimento para quem apresentar sintomas de síndrome gripal acompanhada de febre e falta de ar é a UPA, que funciona 24h por dia, todos os dias da semana”, reforça Dr. Flávio.

Chegando à UPA, todos os pacientes suspeitos de Covid-19 são encaminhados para uma ala exclusiva, onde passam pela triagem inicial e, em seguida, são atendidos por uma equipe dedicada apenas a esse tipo de caso. Para informações sobre qual unidade de saúde procurar, basta ligar para 3773-2576. O serviço funciona todos os dias da semana, até 23h.

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS