Campanha de vacinação contra o sarampo vai até 30 de junho

Campanha de vacinação contra o sarampo vai até 30 de junho

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), sob recomendação do Ministério da Saúde, promove até o dia 30 de junho, a 4ª etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo.  A vacinação contra o sarampo será realizada independentemente da situação vacinal das pessoas na faixa etária preconizada. A meta é imunizar certa de 8.964.626 pessoas em Minas Gerais

QUEM DEVE SE VACINAR?

Pessoas que tenham de 20 a 49 anos de idade .

Pessoas entre 1 e 29 anos de idade, com 1 (uma) dose comprovada da vacina no cartão de vacina, deverá completar o esquema vacinal com a 2ª dose da vacina. Quem comprova as 2 (duas) doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Se a pessoa não tomou nenhuma dose da vacina, perdeu o cartão ou não se lembra:
De 1 a 29 anos: são necessárias 2 (duas) doses;
De 30 a 59 anos: apenas 1 (uma) dose.

CONTRAINDICAÇÃO

A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado, e a gestação tende a diminuir a imunidade da mulher. O Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda que mulheres em idade fértil devem evitar gravidez até 1 (um) mês após a vacinação.

POR QUE VACINAR?

O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação. O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. 

Os tipos de vacinas que protegem contra o sarampo são:

Dupla viral: protege do vírus do sarampo e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto;
Tríplice viral: protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;
Tetra viral: protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).

#saúde #vacinação #sarampo #prevenção

Sobre o autor

COMENTÁRIOS