Estado volta região à onda branca do Minas Consciente e óbito é registrado em Sete Lagoas

Estado volta região à onda branca do Minas Consciente e óbito é registrado em Sete Lagoas

Mais um óbito por Covid-19 foi registrado em Sete Lagoas nesta sexta-feira, 12 de junho. Um homem, de 81 anos, que estava internado no Hospital Municipal com resultado positivo, faleceu nesta madrugada. Com ele, são dois os casos fatais causados pelo coronavírus na cidade. O primeiro óbito, de um morador de Sete Lagoas que estava fora desde março, ocorreu no dia 10 de maio, no Estado do Tocantins.

O número de notificações e casos positivos teve uma alta expressiva nas últimas 48 horas. Com um aumento de 4%, já são 1.903 notificações sendo que 94 delas são de pessoas com sintomas de síndrome gripal sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde e outras 1.047 que já tiveram o monitoramento concluído. Seis pessoas estão hospitalizadas na cidade com Síndrome Respiratória Aguda Grave: quatro positivos para Covid (duas de Sete Lagoas, uma de Capim Branco e uma de Três Marias) e dois pacientes, também de Sete Lagoas, aguardando resultado de exame.

Dezessete novos casos positivos, sendo quatro homens e 13 mulheres, foram registrados na cidade nas últimas 48 horas, uma alta de 36%. Agora, Sete Lagoas tem 64 casos confirmados, com dois óbitos, dois pacientes hospitalizados, 26 pessoas em isolamento domiciliar e 34 recuperados. Os exames negativos somam agora 698 e não há outros óbitos suspeitos no município.

Um dado chamou a atenção das equipes assistenciais e de monitoramento em relação a esse aumento de casos, segundo o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta. “Dos 17 novos casos registrados, dez são funcionários de uma mesma empresa ou pessoas ligadas a esses funcionários. Por isso, voltamos a reforçar a importância do isolamento domiciliar de pessoas que estejam com qualquer sintoma gripal. Tanto empregados quanto empregadores precisam se conscientizar de que manter um funcionário em casa, durante pelo menos 14 dias, pode evitar a contaminação dos demais trabalhadores”, pondera o secretário. A empresa será notificada pela Vigilância Sanitária.

Empregadores que possuírem funcionários com quadro gripal ou que tiverem dúvidas sobre como proceder para evitar um surto interno, devem buscar informações diretamente com a Vigilância Epidemiológica, de segunda a sexta-feira, pelo telefone 3773-4050, ou pelo plantão Covid, todos os dias da semana, até às 23h30, pelo telefone 3773-2576.

Minas Consciente
Com o aumento do número de casos positivos na região, o Governo do Estado decidiu retroceder a macrorregião central de Minas à onda branca do programa Minas Consciente. Desde que uma decisão judicial determinou a adesão de Sete Lagoas ao programa, não cabe mais à Prefeitura decidir o que pode e o que não pode funcionar, porém, o Município irá publicar um novo decreto, ainda hoje, com as novas restrições determinadas pelo Estado.

Desta forma, empresas do ramo de vestuário, salões de beleza, clínicas de estética, lojas de departamento e variedades e demais estabelecimentos que se enquadrem na onda amarela ficam impedidas de funcionar a partir deste sábado, 13. Conforme determinou o Estado, o decreto terá validade de dez dias, e será reavaliado após este período, podendo ser mais restritivo ou não, de acordo com a evolução dos casos na macrorregião central de Minas.

O Gabinete de Gestão de Crise volta a fazer um apelo à população: somente saia de casa se for extremamente necessário. E se precisar sair, use máscara e reforce a higiene das mãos. Evite aglomerações, mesmo em locais abertos, mantendo o distanciamento social. Faça a sua parte para evitar o avanço do coronavírus em Sete Lagoas. Como este sábado é feriado municipal (Dia de Santo Antônio), o próximo boletim será divulgado na segunda-feira. Mais informações no www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus ou nas redes sociais da Prefeitura.

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS