Diocese de Sete Lagoas já tem novo bispo

Diocese de Sete Lagoas já tem novo bispo

Dom Francisco Cota é nomeado novo bispo para Diocese de Sete Lagoas (MG).

O Vaticano anunciou na manhã desta quarta-feira (10) o nome do novo bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG): Dom Francisco Cota de Oliveira. Após a posse canônica de Dom Francisco, que ocorrerá dia 01 de agosto de 2020, em horário e local a serem posteriormente informados, ele se tornará o sexto bispo da história da Diocese.

A decisão do Papa Francisco foi comunicada pela Nunciatura Apostólica no Brasil. Ele sucede a Dom Aloísio Vitral, que pediu renúncia em novembro de 2019, para se dedicar a novos caminhos pastorais, mais voltados para uma “espiritualidade do cotidiano”.

A Diocese de Sete Lagoas, agradece a Dom Aloísio por um legado pautado no seu lema episcopal: “Revestido de profunda misericórdia”, um acolhimento caloroso ao povo de Deus, seu empenho para a manutenção do Hospital Nossa Senhora das Graças e também pelas diversas conquistas no âmbito administrativo-pastoral.

Sobre o novo bispo

Dom Francisco Cota de Oliveira, natural de Onça do Pitangui (MG. Cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte (1992-1994) e Teologia no Instituto Dom João Rezende Costa (1995-1998). Enquanto cursava Teologia, foi professor de Filosofia e Sociologia na Escola Estadual de Azurita, Munícipio de Mateus Leme (MG). Também fez estágio pastoral na Paróquia São Joaquim, em São Joaquim de Bicas (MG); na Pastoral Vocacional Diocesana; na Comunidade São José de Serra Azul, Município de Mateus Leme; e na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Itaúna (MG).

Ordenado sacerdote no dia 01º de agosto de 1999, pela imposição das mãos de Dom José Belvino do Nascimento, hoje Bispo Emérito de Divinópolis. Nos 18 anos de sacerdócio, trabalhou em três paróquias da Diocese de Divinópolis.

Além dos trabalhos paroquiais, Dom Francisco sempre colaborou em outras atividades em favor da Diocese, Pastorais e Movimentos. Foi Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude. Lecionou Iniciação doutrinária (Catecismo da Igreja Católica) no Seminário Propedêutico da Diocese. Lecionou Iniciação à Lógica, no Curso de Filosofia da Diocese.

É Promotor de Justiça na Causa pela Beatificação do Servo de Deus Padre Libério. Foi Assessor Diocesano do Movimento de Cursilhos de Cristandade e Diretor Espiritual Diocesano do ECC 3ª Etapa. Foi Vigário Forâneo por 03 mandatos e por fim, foi membro do Conselho Econômico Diocesano como Ecônomo Adjunto.

No dia 7 de junho de 2017 foi nomeado bispo titular de Fiorentino e auxiliar de Curitiba. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 26 de agosto desse mesmo ano.

Seu lema episcopal é: “Vim para servir” (Mc 10,24).

Fonte: Ascom Diocese de Sete Lagoas

Foto: Reprodução- Diocese de Divinópolis @tulimveloso

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS