Sicredi inicia Programa Ação Mulher em Sete Lagoas

Sicredi inicia Programa Ação Mulher em Sete Lagoas

Iniciativa visa estimular o protagonismo feminino através do empreendedorismo.

A Sicredi Região da Produção RS/SC/MG realizou, na terça-feira, 09/06, de forma online, seu primeiro encontro do Programa Ação Mulher com associadas de Sete Lagoas e outros dois municípios de Santa Catarina onde expandiu sua área de atuação recentemente.

A iniciativa social surgiu no ano de 2018, da percepção da Cooperativa acerca da necessidade de maior protagonismo das mulheres em suas comunidades. A partir daí, foi criado um Comitê Mulher, composto por 20 associadas – que propuseram o Programa, suas diretrizes e atividades, cujo objetivo principal é o empoderamento feminino, através do viés do empreendedorismo.

A primeira fase do Ação Mulher já ocorreu, de forma presencial, no ano de 2019, nos estados do RS e SC, e está agora sendo expandido para o estado de MG. Entretanto, neste momento, a fim de seguir as recomendações da OMS, seu início está ocorrendo de forma virtual, com mediação do facilitador, Marcos Schwingel.

Neste primeiro diálogo entre as participantes, além de apresentados os pilares e expectativas do programa, foi abordando o tema “Quem sou eu nesse novo momento?”. No decorrer da conversa, o grupo de mulheres foi provocado a construir em casa, junto da família, guirlandas ou placas, a serem colocadas nas portas/pátios de suas casas, a fim de espalhar bons sentimentos, por meio de mensagens positivas.

Para a Diretora de Operações da Sicredi Região da Produção, Catiane Menin, que participa do Programa desde 2019, esta atividade, em especial, traz à tona atitudes importantes de empatia, que sempre são importantes, mas que nos dias atuais podem gerar ainda mais impacto. “Estamos espalhando mensagens de alegria, de empatia, de valorização, que são capazes de fomentar o hábito da gentileza, e que podem fazer a diferença na vida de alguém. É um carinho na alma de quem recebe, de quem vai ver”, explicou.

O cronograma desta fase inclui mais três encontros virtuais, quinzenais, que terão como temas: “Reorganização financeira, já!”, “Relacionamentos dentro de casa e na sociedade” e “Redes Sociais: distração, trabalho ou vício?”.

Para o Presidente da Cooperativa, Saul Rovadoscki, o Programa é motivo de imensa satisfação e traz o desafio em sua essência, sobretudo, nesse momento em que não podem haver encontros presencias. “A Sicredi, enquanto equipe, o Comitê Mulher, as embaixadoras e todas as participantes estão se reinventando, se desafiando a lidar com a tecnologia, para que o programa proporcione essa caminhada de conhecimento, que tem como resultado o empoderamento feminino”, completou.

Diretora de Operações, Catiane Menin, participando do encontro virtual.

Resultados do programa no RS e SC em 2019

Para o facilitador do Programa, Marcos Schwingel, os resultados das atividades desenvolvidas no RS e SC em 2019 já estão sendo colhidos, e têm sido fantásticos. “Já tivemos participantes relatando que se tornaram mais ativas em suas tarefas rotineiras, mudaram a percepção sobre suas atividades; que resolveram ingressar na faculdade, abriram o próprio negócio, se tornaram voluntárias, dentre outras mudanças. Mas penso que a maior delas foi provocada no íntimo de cada uma. As reflexões que fizeram sobre suas vidas, suas relações pessoais ou profissionais, certamente as instigaram a buscar mais aquilo que gostam, a estudar mais, a crescer, a cooperarem entre si, a se conectarem, a mudarem a sua realidade para melhor. E esse é o nosso objetivo: fazer com que cada uma seja a protagonista da mudançaque quer ver no mundo”, afirmou.

Fonte: ASCOM Sicredi Região da Produção RS/SC/MG

Sobre o autor

COMENTÁRIOS