Junho Vermelho: Doe sangue e salve vidas

Junho Vermelho: Doe sangue e salve vidas

O mês de Junho será de muito mais amor!  Não é por que é mês dos namorados não. A campanha Junho Vermelho é um incentivo a doações de sangue. Doar sangue é doar vida, é um ato de amor. Frase clichê, mas verdadeira.

Nesta época do ano, as doações costumam cair cerca de até  30%. Os estoques estão baixos e as cadeiras vazias. Imagine em tempos de pandemia…

Em 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, por isso a data é usada para chamar a tenção para a realidade dos Hemocentros durante este período.

Importante lembra que doar sangue é seguro.

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue. Eles são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

A coleta do sangue dura em torno de 15 minutos. Ela é feita com material esterilizado, descartável e não apresenta nenhum risco para a pessoa que está doando.

Mulheres podem doar sangue a cada intervalo de 90 dias, podendo fazer até 3 doações por ano. Homens podem fazer até 4 doações por ano, aguardando 60 dias de intervalo.

Requisitos básicos

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização. Consulte também este procedimento no Hemocentro de sua região)
  • Pesar no mínimo 50kg.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Respeitar os intervalos para doação

  • Homens – 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).
  • Mulheres – 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).

 As doações podem ser agendadas pelo telefone ou pelo site .

Clique aqui e agende sua doação.

Vamos abraçar esta causa? Que tal doar um pouquinho do seu amor, do seu tempo e do seu sangue (literalmente) para ajudar alguém a viver melhor? Isso sim é amor!

Sobre o autor

COMENTÁRIOS