Dia Nacional da Luta Antimanicomial é celebrado nesta segunda-feira, dia 18

Dia Nacional da Luta Antimanicomial é celebrado nesta segunda-feira, dia 18

Nesta segunda-feira, 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Luta Antimanicomial e, desta vez, por causa da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Sete Lagoas não realiza atividades nesta data, mas reforça seu apoio ao trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, que tem importante atuação nesta área.

Tradicionalmente marcado por mobilizações, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial tem como foco a atenção humanizada, com base comunitária somada à reabilitação psicossocial. “A luta Antimanicomial é um movimento dos usuários, seus familiares e profissionais da Saúde Mental, que surgiu em decorrência da reforma psiquiátrica, visando a garantia de direitos, a reabilitação e inclusão social, rompendo com o modelo exclusivo de tratamento em hospitais psiquiátricos, como os antigos manicômios”, destaca Hemi Alica Duarte Lima Costa, coordenadora de Redes Assistenciais da Secretaria Municipal de Saúde.

Para atender ao público, existem três unidades, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Sete Lagoas são serviços que visam à liberdade e garantia de direitos dos portadores de doença mental, decorrentes ou não do uso de álcool e outras drogas. São eles: CAPSi – Atendimento a crianças e adolescentes, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas; CAPS II: Atendimento a adultos com transtornos mentais graves e persistentes; CAPSad-Álcool e outras Drogas: Atendimento aos usuários a partir de 14 anos de idade, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas.

Sete Lagoas ainda dispõe em sua rede de cuidados de uma Unidade de Acolhimento Adulto que oferece cuidados contínuos de saúde, com funcionamento 24 por dia, em ambiente residencial, para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas em acompanhamento no CAPSad. “São pessoas que apresentam acentuada vulnerabilidade social ou familiar e demandam acompanhamento terapêutico e protetivo de caráter transitório”, explica Hemi Alica.

Um vídeo produzido pela equipe do CAPSad mostra atividades realizadas durante o ano e tem como trilha sonora a música “Bruxas do Cemitério, de autoria de Weberth Ribeiro da Silva, que é paciente da unidade. O vídeo é uma homenagem à data celebrada nesta segunda-feira.

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS