Escola Técnica faz parceria com Google e disponibiliza educação digital para alunos

Escola Técnica faz parceria com Google e disponibiliza educação digital para alunos

A Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas (ETMSL) é uma referência em ensino profissionalizante e não deixou as complicações provocadas pela pandemia do novo coronavírus colocarem em risco seu planejamento educacional para 2020. Para isso, a equipe gestora começou a utilizar uma das plataformas de educação digital mais eficientes do mundo: a Google for Education. 

Como aulas presenciais foram suspensas para prevenção do contágio do coronavírus, a ETMSL buscou rapidamente uma solução, garantindo a formação profissional de centenas de alunos. A oferta de aulas por acesso remoto vai ocorrer enquanto durar as restrições apontadas em Decreto Municipal e determinadas pelo Comitê de Gestão de Crise. A utilização de ferramentas Google for Education permite recriar o ambiente de sala de aula na internet, com o auxílio de diversas opções que viabilizam a interação necessária entre alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem.

A parceria garante a ampliação dos recursos disponíveis na plataforma do Google para uso da instituição de ensino. “Ressalta-se que essa concessão se formalizou sem nenhum custo para a instituição, uma vez que a ETMSL preenche os requisitos para a assinatura perpétua e gratuita do uso da versão completa da plataforma Google”, explica a diretora da escola, Elis Cristina. 

A conquista deste projeto foi iniciada quando a ETMSL enviou toda documentação necessária à Google, que aprovou a solicitação e estendeu o número de usuários com permissão de acesso à plataforma e seus recursos. “Caso a escola não estabelecesse essa parceria e decidisse investir na plataforma para acessar os mesmos recursos, o custo mensal seria de R$ 227 mil, considerando o valor atual do dólar”, comentou a vice-diretora Stefânia Lima. Ela ressalta que a tecnologia demonstra ter grande potencial para a educação, quando usada de forma consciente. “Nesse momento onde todos buscam soluções, a ETMSL sai na frente tentando atrelar ao currículo atividades que permitam maior interatividade e alcance ao conhecimento”, completou. 

MAIS NOVIDADES
Outras formas de interação com os estudantes têm acontecido por meio dos canais de comunicação da escola, sempre de acordo com as necessidades específicas apresentadas e em consonância com a capacidade de atendimento da instituição. Para os alunos com dificuldade de acesso às plataformas remotas de ensino, estão sendo oferecidas alternativas. 

A diretora Elis Cristina reitera que esse trabalho só foi possível pelo envolvimento de toda a equipe, que se propôs a reconstruir a maneira de ensinar e acreditou nas possibilidades do grupo. Mais informações pelo http://fumep.setelagoas.mg.gov.br.

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS