430 empresas já foram notificadas por atuarem fora das regras e notificações sobem 11,3%

430 empresas já foram notificadas por atuarem fora das regras e notificações sobem 11,3%

O número de notificações de Covid-19 deu um salto nas últimas 24 horas em Sete Lagoas, subindo 11,3% e chegando a 963, segundo boletim divulgado nesta quarta-feira, 6, pela Superintendência de Vigilância Epidemiológica do Município. A cidade chega a 698 casos suspeitos em investigação e mais um caso positivo, que agora são 9. Entre eles, o prefeito Duílio de Castro, que recebeu alta do hospital ontem à noite e se recupera em isolamento domiciliar.

Os resultados negativos chegaram a 256 casos e não há suspeita de óbitos por novo coronavírus em Sete Lagoas, já que os três suspeitos que ocorreram na cidade tiveram resultado negativo. Sete pacientes estão internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave. Entre eles, um que testou positivo, mas como não é morador de Sete Lagoas, não entra nas estatísticas locais, e sim de sua cidade de origem.

Fiscalização
Desde que a flexibilização do comércio foi liberada pelo Decreto publicado no dia 28 de abril, o número de denúncias feitas para o 153 cresceu consideravelmente. Fiscais de toda a Prefeitura estão trabalhando em ações contra o coronavírus, assim como agentes da Guarda Municipal.

Somente a Vigilância Sanitária está trabalhando com 15 fiscais, todos os dias da semana, inclusive nos feriados, das 7h às 22h. Até o momento foram notificadas 340 empresas que estavam atuando de forma irregular e podem ter os alvarás sanitário e de funcionamento suspensos, em caso de reincidência.

Outros 12 fiscais da Secretaria de Meio Ambiente também estão nas ruas para orientar os comerciantes. A Guarda Municipal, que também está atuando na fiscalização do comércio, já recebeu quase 400 denúncias de estabelecimentos que funcionam de forma irregular e mais de 200 sobre aglomeração de pessoas, com 89 estabelecimentos notificados e 63 ações de fiscalização em filas de bancos e lotéricas feitas pela Guarda Civil. “Entre outras demandas ligadas ao enfrentamento do coronavírus em Sete Lagoas, a Guarda Municipal já atendeu a mais de 1700 ocorrências”, afirma o comandante da Guarda, Sérgio Andrade.

Transporte público
Os fiscais do Trânsito não estão atuando no comércio. Eles começam, nos próximos dias, uma campanha de conscientização sobre o uso obrigatório de máscara no transporte público. O trabalho será feito em pontos de embarque e desembarque e no Terminal Urbano. “Há denúncias de que os passageiros colocam a máscara para entrar nos ônibus, mas tiram depois do embarque, colocando eles mesmos e os demais passageiros em risco”, explica o secretário adjunto da Seltrans, Geovane Faria.

“É importante lembrar que o decreto que autorizou a flexibilização do comércio estabelece que a responsabilidade de garantir que as medidas de proteção sejam tomadas, dentro e fora dos estabelecimentos, é dos comerciantes, que em caso de descumprimento, podem ter os alvarás sanitário e de funcionamento suspensos até o fim da pandemia”, afirma o secretário de Saúde, Dr. Flávio Pimenta.


A Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde e o Gabinete de Gestão de Crise lembram que a população precisa fazer a sua parte para conter a propagação do coronavírus na cidade. As medidas de isolamento e distanciamento social e as recomendações de higiene continuam sendo importantes e necessárias. Combater o coronavírus é um dever de todos.

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS