Sete Lagoas agora tem dois óbitos descartados e um suspeito em investigação por Covid-19

Sete Lagoas agora tem dois óbitos descartados e um suspeito em investigação por Covid-19

Sete Lagoas agora tem dois óbitos descartados e um suspeito em investigação por Covid-19

Sete Lagoas chegou nesta quarta-feira, 29, a 772 notificações para Covid-19, um aumento de 2,25%. Destes, 614 casos estão em investigação, seis positivos e 152 negativos. Um óbito suspeito foi registrado nesta madrugada. Se trata de uma paciente do sexo feminino, que estava internada com Sindrome Respiratória Aguda Grave no Hospital Nossa Senhora das Graças. O resultado do exame ainda não foi divulgado. Outros quatro pacientes seguem internados nos hospitais da cidade. 

A Prefeitura de Sete Lagoas publicou, na noite de ontem, um novo decreto que regulamenta o funcionamento de atividades comerciais e prestadores de serviço na cidade. Tomando como parâmetro o protocolo do Estado e a situação epidemiológica atual, as atividades foram liberadas com observância de condições gerais e específicas, inclusive com limitação de horários de funcionamento. Veja matéria no www.setelagoas.mg.gov.br

“Vale ressaltar que, também com base na situação epidemiológica da cidade, as regras serão avaliadas periodicamente, podendo ser revistas a qualquer momento”, destaca o prefeito Duílio de Castro. Algumas atividades, no entanto, ainda seguem sem poder funcionar, como igrejas, escolas, academias e empresas que produzem eventos com alto potencial de aglomeração. 

Fiscalização
Todos os fiscais da Prefeitura, não somente os da Vigilância Sanitária, estarão nas ruas para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários previstos no decreto. As empresas que não seguirem as normas serão, numa primeira abordagem, notificadas. Em caso de reincidência, os estabelecimentos terão os alvarás sanitário e de funcionamento suspensos por 15 dias. Se a desobediência persistir, a suspensão será por 30 dias. Havendo nova reincidência, os alvarás ficam suspensos até o fim da pandemia. Denúncias podem ser feitas pelo 153.

A Prefeitura de Sete Lagoas, a Secretaria Municipal de Saúde e o Gabinete de Gestão de Crise reforçam que, mesmo diante da abertura parcial do comércio, a colaboração da população é fundamental para que seja possível conter o aumento dos casos na cidade. “Somente saia de casa em caso de extrema necessidade. Se você realmente precisar sair, use máscara e mantenha o afastamento social nas ruas, nas lojas, dentro do transporte público”, pede o prefeito. 

O secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, explica quando procurar uma unidade de saúde. “Caso apresente algum sintoma gripal, como coriza, tosse e febre, procure atendimento médico. Se estes sintomas vierem acompanhados de falta de ar, o atendimento deve ser feito na UPA ou no Pronto Atendimento do seu plano de saúde”.

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS