Prevenção ao coronavirus : Confecção de máscaras devem seguir normas técnicas

Prevenção ao coronavirus : Confecção de máscaras devem seguir normas técnicas

O princípio básico para a prevenção do COVID19 é aquela regrinha que todos já conhecemos .

São cuidados simples, mas precisamos repetir sempre.

*Lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia ;

*Usar álcool para higienizar as mãos de estiver fora de casa;

*Caprichar na limpeza da casa ( Use álcool em gel se possível, ou água sanitária );

*Evitar aglomerações ( no momento, o isolamento social é a melhor opção);

*Cobrir a boca ao tossir ou espirar ;

* E usar máscara se estiver doente.

As máscara devem ser usadas APENAS por quem estiver doente e por profissional da saúde . O problema é que este item, assim como o álcool em gel anda em falta no mercado. O que fazer ?

Algumas iniciativas têm surgido no intuito de resolver este problemas. Várias pessoas se dispuseram a confeccionar máscaras para suprir esta demanda.

O que precisamos ressaltar é que estas máscara , para que atinja o seu objetivo ( de proteger), precisam seguir alguns requisitos, seguindo  normas técnicas:

Sua confecção deve ser feita em material Tecido – Não – Tecido (TNT), possuir , no mínimo, uma camada interna e uma cama externa e obrigatoriamente, um elemento filtrante .

A camada externa e o elemento filtrante devem ser resistentes à penetração de fluidos transportados pelo ar (repelência a fluidos).

A máscara deve ser confeccionada de forma a cobrir adequadamente a área do nariz e da boca do usuário, possuir um clipe nasal constituído de material maleável que permita o ajuste adequado do contorno do nariz e das bochechas.

O TNT utilizado deve ter a determinação (*) da eficiência da filtração bacteriológica pelo fornecedor do material, cujo elemento filtrante deve possuir eficiência de filtragem de partículas (EFP) > 98% e eficiência de filtragem bacteriológica (BFE) > 95%.

É proibida a confecção de máscaras cirúrgicas com tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros têxteis que não sejam do tipo “Não tecido para artigos de uso odonto-médico- hospitalar” para uso pelos profissionais em serviços de saúde.

Sendo, assim, o Ministério da Saúde/ ANVISA proíbe a utilização de máscaras que não sejam produzidas em TNT, conforme normas da ABNT. As máscaras de tecido de algodão NÃO são eficazes.

As informações  são do diário oficial da união . Confira a resolução na íntegra .


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/zpanel/hostdata/zadmin/public_html/metropolionline_com_br/wp-content/themes/novomag-theme/includes/single/post-tags.php on line 4

Sobre o autor

COMENTÁRIOS