Newton inaugura polo EaD em Sete Lagoas

Newton inaugura polo EaD em Sete Lagoas

Alunos matriculados em cursos de ensino a distância já representam 40% dos universitários brasileiros, segundo censo do MEC.

No próximo dia 13 de fevereiro, quinta-feira, a Newton chega em Sete Lagoas com a inauguração de polo de ensino a distância para os moradores. A abertura do polo, localizado na avenida Coronel Altino Franca, 296, 3º andar, Centro, representa a oportunidade de ingressar em um curso superior de uma instituição reconhecida há 47 anos em Minas Gerais. A inauguração será às 19h e é aberta ao público. No próximo dia 19, Ribeirão das Neves também receberá um polo EaD da Newton. As inaugurações tiveram início no último dia 6 de fevereiro, no município de Santa Luzia.

Entre os cursos ofertados nessa modalidade, estão graduações nas áreas de gestão, como Processos Gerenciais, Marketing, Administração, Recursos Humanos, de tecnologia, como Gestão de Tecnologia da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e de formação de docentes, como Pedagogia, Letras e Formação Pedagógica. Para Jucimara Roesler, diretora de educação a distância da Newton, a chegada dos polos a esses municípios atende à demanda pelo ensino superior reconhecido e acessível. “A comunidade conhece a Newton. Muitas famílias e profissionais inseridos no mercado de trabalho se deslocavam até Belo Horizonte para cursarem uma graduação. Agora, a Newton chega a esses municípios com a mesma qualidade, para contribuir com a formação de jovens e adultos que residem nessas cidades”, pontua.

A abertura dos polos segue também o vetor de crescimento da modalidade de ensino a distância no Brasil. De acordo com o último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2018, foram ofertadas no Brasil 7,1 milhões de vagas nos cursos de EaD e 6,3 milhões em cursos presenciais. Na avaliação de Jucimara, que também é mestre em Educação e doutora em Comunicação Social com pesquisas ligadas a sociabilidade e cibercultura, a educação a distância favorece a democratização do ensino. “Os dados do MEC divulgados em 2019 mostram que 24,3% da matrícula total de 8.450.755 estudantes correspondem a alunos da modalidade em EaD. Esse número corresponde a quase dois milhões de pessoas”, observa. “Além dos diplomas terem valor idêntico aos dos cursos presenciais, a educação a distância agrega em características importantes, como custos mais acessível de mensalidades e menor deslocamento”, continua.

Jucimara analisa também de que forma a educação a distância se consolidou nos últimos 20 anos. A docente considera três ciclos de expansão: “primeiro, o desenvolvimento de metodologias e tecnologias, com cursos voltados a formação de professores. O segundo com a ampliação de cursos e instituições, com a formação de profissionais para os setores de administração, serviços e tecnologia da informação. E, mais recentemente, o terceiro com a criação de novos cursos, metodologias e tecnologias digitais em direção ao uso progressivo de tecnologias mobile”.

A seleção para ingressar nos bacharelados, licenciaturas e tecnólogos da Newton, nas modalidades a distância, é realizada no polo escolhido pelo candidato, por meio de redação ou pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Sobre a Newton – Com 47 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

Por Assessoria de Comunicação


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/zpanel/hostdata/zadmin/public_html/metropolionline_com_br/wp-content/themes/novomag-theme/includes/single/post-tags.php on line 4

Sobre o autor

COMENTÁRIOS