OS 7 SUPERALIMENTOS ANTI-ENVELHECIMENTO MAIS PODEROSOS

OS 7 SUPERALIMENTOS ANTI-ENVELHECIMENTO MAIS PODEROSOS

Muitas pessoas me perguntam se é possível da gente conversar com o nosso próprio corpo…

Digo sempre: Claro!

Eu diria não só é possível como é de fundamental importância.

O nosso corpo possui um sistema de engenharia incrível, existe uma relação input(entrada) x output  (Saída)bem silenciada por cada um de nós.

Nessa relação Input x Output , você  constantemente está oferecendo dados (informações) através da sua alimentação, do seu sono, da sua atividade física. Portanto os dados que o seu corpo recebe todo dia vão definir como os seus genes vão se expressar, e isso afeta todas as células e hormônios do seu corpo.

Infelizmente  hoje nós temos muitos estímulos do mundo moderno que  causam reações negativas no nosso corpo, e a maioria destes estímulos negativos vem da nossa alimentação!

Porque se  fizermos uma analise boa sobre essa relação de engenharia do corpo , quando nossa dieta ”flexível” se importa  apenas  com macronutrientes ela falha, e o nosso corpo paga o preço por esses ”dados sujos”

Este excesso de ”dados sujos” e ”confusos” é uma das causas da epidemia que vivemos de doenças autoimunes, que afetam o intestino, a pele, a tireóide, o cérebro e praticamente todos as outras partes do nosso corpo.

Considerando ainda que não citei aqui outros dados negativos,  muito comum na vida das grandes cidades como o sedentarismo, o estresse, a privação de sono, as toxinas que estão no ambiente, dentre outras coisas. Como mandar dados ”bons” ao nosso corpo? Comece por…

Açaí, salmão, abacate , couve são apenas algumas das centenas de  dados positivos você pode enviar ao engenharia do seu corpo, isso porque os alimentos, em especial os assim definidos” super-alimentos”

É um fato que o termo “Superalimento” é realmente apenas um termo de marketing para convencê-lo de que um alimento é embalado com nutrientes que otimizarão sua saúde e desempenho.

Então, o que você realmente está procurando em um chamado superalimento?

Além do alto teor de vitaminas e minerais, os verdadeiros ”superalimentos ” são ricos em antioxidantes que  são compostos poderosos que protegem as células do envelhecimento precoce, combatendo a oxidação e a inflamação. Quanto mais você tiver em sua dieta, melhor.

A melhor forma e mais simples eu diria é maximizar sua ingestão de antioxidantes, carregue seu prato com um arco-íris brilhante colorido de legumes, frutas e frutos do mar.

Se fosse citar todos os superalimentos aqui, deixaria uma lista de compras pesada, como muitos dos meus leitores moram em grandes capitais, e não possuem tempo de organizar, resolvi beber da fonte  a partir  de textos e livros de Dave Aspray felizmente descobri também o Instituto Nacional do Envelhecimento, porque ele desenvolveu um sistema de classificação.

A escala ORAC (capacidade de absorção de radicais de oxigênio) mede a capacidade antioxidante de diferentes alimentos. Alimentos com altos índices de ORAC possuem potentes antioxidantes em testes de laboratório e incluem verduras, frutas e vegetais coloridos, nozes, sementes e certas especiarias, ervas e chás.

Os superalimentos ricos em antioxidantes geralmente contêm vários compostos antioxidantes, com um ou dois constituindo o peso de sua composição. Aqui, os principais superalimentos para mantê-lo em forma, resiliente e jovem.

1. GLUTATIONA

A glutationa é considerada por alguns “mestre antioxidante” por suas superpotências que impedem os radicais livres, a glutationa é crucial para desintoxicar e aumentar o desempenho em todas as células do seu corpo. Este poderoso antioxidante é o agente desintoxicante natural do seu corpo: protege contra inflamações, oxidações e toxinas, enquanto apoia suas mitocôndrias, aumenta a imunidade e recarrega outros antioxidantes e enzimas. (É ótimo para ressacas!)

Enquanto suas células produzem algumas elas mesmas, o mundo poluído e de alto estresse de hoje pode minar rapidamente suas reservas de glutationa.

 É uma boa idéia tomar um suplemento , ou dar ao seu corpo os elementos básicos para construir o seu, a partir de n-acetil-l-cisteína , glutamina , ácido alfa-lipóico ou soro de leite alimentado com capim .

2. COENZIMA Q10

A Coenzima( CoQ10) Q10 é outro potente antioxidante produzido em seu corpo e usado para proteger todas as membranas celulares. Suas habilidades antioxidantes tornam necessário a comunicação celular, a função mitocondrial e a formação de ATP. Os baixos níveis de CoQ10 estão associados a uma variedade de doenças crônicas, incluindo doenças neurodegenerativas, musculares e cardíacas, além de diabetes e câncer. CoQ10 também ajuda a reabastecer outros antioxidantes, mantendo-o jovem e resiliente. Com a idade, seu corpo tem mais dificuldade em converter CoQ10 em sua forma ativa, a ubiquinona, então considere adicionar suplementos ou alimentos ricos em ubiquinona, como carnes de órgãos e peixes gordurosos.

3. VITAMINA C

Além de ser vital para a formação de colágeno e um grande impulsionador da imunidade, a vitamina C (ácido ascórbico) também é um poderoso antioxidante. A vitamina C doa elétrons facilmente para neutralizar os radicais livres e ajuda a prevenir a oxidação em seu corpo.  Também é usado para fabricar glutationa, outro grande nome antioxidante.

Carregue seu prato com alimentos ricos em vitamina C, incluindo brócolis, espinafre e batata doce. Pode ser difícil obter vitamina C suficiente dos alimentos.

4. VITAMINA E

A vitamina E (tocoferol) é um antioxidante solúvel em gordura e protege as gorduras das membranas celulares da oxidação e danos. Ele desempenha um grande papel na proteção da pele contra danos e envelhecimento causados ​​pelos radicais livres que se formam com a exposição aos raios UV.  Existem 8 formas de vitamina E, embora a forma preferida do seu corpo seja o α-tocoferol. Você pode aumentar sua ingestão de vitamina E incorporando mais nozes, sementes e azeite de oliva em sua dieta.

5. ÁCIDO ALFA-LIPÓICO (ALA)

O ácido lipóico é conhecido como o “antioxidante universal” por sua capacidade de aliviar o estresse oxidativo por todo o corpo. Estudos mostram que o ALA apóia a redução dos níveis de glicose em condições diabéticas, aumenta a função mitocondrial e combate o envelhecimento precoce. O ALA também tem efeitos neuroprotetores e de combate ao câncer e atua como um anti-inflamatório. Além de seus próprios benefícios, o ALA também pode ajudar a recarregar vitamina C, vitamina E e glutationa para ser útil novamente como antioxidantes.

Seu corpo produz ALA para cobrir funções básicas, mas são necessárias quantidades maiores para aproveitar seu potencial como antioxidante. Você pode aumentar sua ingestão de ALA a partir de carnes musculares e orgânicas ou suplementos.

6. ASTAXANTINA

Este poderoso antioxidante vem das algas marinhas vermelhas e é o que dá salmão selvagem e crustáceos à sua carne avermelhada. A astaxantina é um antioxidante altamente potente que evita o estresse oxidativo no cérebro, sistema nervoso e coração e aumenta a produção de energia mitocondrial.

A astaxantina deixa sua marca como defensora dos olhos e da pele. Retarda e reverte a degeneração ocular relacionada à idade e se acumula na pele para protegê-lo dos raios UVA e prevenir rugas e danos causados ​​pelo sol. Para aumentar a quantidade de astaxantina, basta  comer frutos do mar capturados na natureza (principalmente salmão) ou suplementando com um suplemento de óleo de krill de alta qualidade .

7. FLAVONÓIDES

Os flavonóides são um grupo diversificado de produtos químicos vegetais antioxidantes que promovem a memória, o aprendizado e a função cognitiva, protegendo o cérebro contra oxidação e inflamação. Você pode encontrá-los em frutas, chás, chocolate preto e café.

Aqui estão dois antioxidantes flavonóides especialmente potentes que você deseja adicionar à sua dieta:

REFERÊNCIAS

http: //www.orac-info-portal.de/download/ORAC …

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8734304.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10880854.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14555815.

https: //www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PM …

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7633944.

https: //ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminE-H …

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25620240.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28676917.

https: //www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PM …

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18191658.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22428137.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18254804.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16766037.

https: //www.ebiomedicine.com/article/S2352-3 …

https: //www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PM …

https: //www.sciencedirect.com/science/articl …


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/zpanel/hostdata/zadmin/public_html/metropolionline_com_br/wp-content/themes/novomag-theme/includes/single/post-tags.php on line 4

Sobre o autor

Tiago Pereira

Educador Físico de formação pela UFV. Possui MBA pela UNA em Gestão Estratégica de Negócios e uma formação em Coaching. Foi agente de inovação regional de Sete Lagoas pela SEDE(MG).Foi um dos responsáveis pela Criação e Gestão da comunidade de inovação e startups de Sete Lagoas(Santa Helena Valley-SHV) durante quase 2 anos. Foi um dos primeiros no Brasil a abordar sobre o tema Biohacking & Otimização da Saúde. Corredor amador, bibliofilo e apaixonado por desenvolvimento humano e Bem-Estar.

COMENTÁRIOS