8 Dicas para economizar nas festas de fim de ano

8 Dicas para economizar nas festas de fim de ano

O fim de ano chegou, e os gastos dessa época não se resumem à compra de presentes de Natal para familiares e amigos, viagens e compra de roupas novas para as festas. Geralmente os consumidores também têm muitos gastos com a preparação dos comes e bebes para as ceias e almoços de Natal e Ano-Novo.

Por isso, é muito importante haver planejamento para esses gastos, evitando o risco de começar o novo ano no vermelho, afetando assim os planos futuros. 

Para ajudar nesta tarefa, a Boa Vista tem algumas dicas para que o consumidor celebre as festas de fim de ano da melhor maneira possível e comece 2020 no azul.

1) Planeje bem as compras
O melhor começo para um bom planejamento para as compras de fim de ano, incluindo presentes, alimentos, bebidas e viagens, é conversar com a família para que, juntos, decidam o que realmente é necessário comprar.

Feito isso, o consumidor pode fazer uma planilha de gestão de orçamento familiar para registrar todas as despesas e ganhos. Assim, saberá exatamente quanto dinheiro tem e quanto poderá gastar sem entrar no vermelho.

É importante não esquecer de colocar as dívidas que já foram feitas para ter clareza nos valores disponíveis e evitar deixar de pagar uma delas.

No site Consumidor Positivo da Boa Vista é possível baixar, de graça, um modelo de planilha para que o consumidor comece o seu planejamento. 

2) Lista de compras
Já sabendo o quanto terá disponível para as festas de fim de ano, é hora de preparar uma lista de presentes e de gastos no supermercado, incluindo quantidade, para não comprar produtos em excesso.

3) Compras antecipadas
Deixar para fazer as compras muito em cima das festas não é aconselhável. Isso deixará o consumidor sob pressão e as escolhas poderão ser impulsivas, além de provavelmente o gasto acabar sendo maior do que o planejado.

Quanto à comida e bebida, como panetone, algumas frutas, nozes e outros produtos tradicionais da época, poderá pagar mais caro se for comprar dias antes da festa. Esses produtos sobem muito de preço à medida que chega o Natal. 

4) Festas colaborativas
Se o consumidor receberá os amigos e parentes em sua casa para as comemorações de fim de ano, uma boa forma de economizar é organizar festas colaborativas. Cada convidado fica responsável por um prato e uma bebida. Assim, ninguém fica sobrecarregado financeiramente. 

5) Amigo secreto
Como geralmente é impossível financeiramente presentear todas as pessoas que o consumidor gosta, é válido pensar na possibilidade de organizar um amigo secreto entre os participantes das festas. Assim, todos sairão com um presente e ainda será possível limitar os valores que podem ser gastos com presentes, resultando em menores despesas.

6) Comparativos de preços
Antes de ir para as lojas e supermercados, uma boa dica é acessar os comparativos de preços na internet (há também para supermercados) e fazer uma pesquisa dos valores do que se pretende comprar. Essas ferramentas virtuais mantêm gráficos com históricos de preços, o que ajuda a saber se o preço do item desejado subiu ou caiu nos últimos seis meses.

Também é possível fazer as compras em lojas virtuais, com antecedência, para não correr o risco de o item não chegar a tempo. Os preços virtuais costumam ser cerca de 20% mais barato do que nas lojas físicas.

7) À vista ou no crédito
Pagar à vista pode render descontos nos preços, então é uma boa dica, sempre que possível, é claro. O indicado é só pagar com cartão de crédito se o consumidor tiver a certeza de que terá dinheiro para quitar a fatura total no próximo vencimento. Se pagar só uma parte do boleto, a dívida será acrescida dos juros mais altos do mercado. 

8) Cuidado com as promoções
Caso encontre uma promoção de algo que não estava na sua lista, o consumidor deve tentar não cair na tentação para não comprometer seus ganhos nos próximos meses.

É fundamental ter em mente que o início de ano é cheio de despesas, como mensalidade e material escolar, férias e impostos, como IPTU e IPVA.

Para mais informações e dicas de Educação Financeira e Orçamento Doméstico acesse: www.consumidorpositivo.com.br.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.  

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores. 

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/zpanel/hostdata/zadmin/public_html/metropolionline_com_br/wp-content/themes/novomag-theme/includes/single/post-tags.php on line 4

Sobre o autor

COMENTÁRIOS