Outubro Rosa pet : Elas também merecem cuidados !

Outubro Rosa pet : Elas também merecem cuidados !

A prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas é tão importante quanto em mulheres. O câncer de mama é o tumor mais frequente nas cadelas. Geralmente começam a surgir por volta dos 6 anos de idade.

 Confira algumas dicas para prevenir o câncer de mama em seu pet:

·         A castração precoce diminui a probabilidade de aparecimento de câncer de mama. O ideal é castrar antes do primeiro cio, ou no máximo entre o primeiro e segundo cio. Quanto mais cios elas tiverem, maiores as chances de terem o tumor de mama. É um mito achar que as cadelas precisam cruzar pelo menos uma vez na vida. Cadelas de companhia devem ser castradas precocemente.

·         * Nunca aplique injeções “anticoncepcionais”. Ainda não existe um anticoncepcional que seja eficaz e seguro para cadelas e gatas. Os hormônios contribuem para o aparecimento das neolplasias mamárias;

·        Os tumores surgem como pequenos nódulos firmes nas mamas. Ao notar presença desses “caroços” nas mamas, dores na região mamária ou secreção nas mamas, busque atendimento veterinário o quanto antes.

·         Não espere os “caroços” aumentarem de tamanho. Assim como acontece na mulher, o diagnóstico precoce contribui para a aumentar a sobrevida da paciente. Tumores grandes podem ser malignos e se espalharem para outros órgãos (metástase).

  Sempre que possível verifique as mamas de suas cadelas e gatas . Se notar alguma textura diferente ou nódulo, procure um médico veterinário.

Por Patrícia Silveira – Médica Veterinária (Clínica médica e cirúrgica).
Proprietária da Clínica Mundo Animal 24 horas.

Endereço: Av. Raquel Teixeira Viana, 148-Canaan

Telefone: (31) 3772-2005

Facebook: @mundoanimal7l

Instagram: @petshopmundoanimal7l

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/zpanel/hostdata/zadmin/public_html/metropolionline_com_br/wp-content/themes/novomag-theme/includes/single/post-tags.php on line 4

Sobre o autor

COMENTÁRIOS