Sicredi inaugura agência em Sete Lagoas

Sicredi inaugura agência em Sete Lagoas

Primeira Instituição financeira cooperativa do Brasil, o Sicredi conta com 114 cooperativas de crédito, representada por mais de 1.700 agências, distribuídas em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. Fundada há 116 anos, hoje oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros para empresas e para o agronegócio.
Em entrevista exclusiva para a Metropoli, Cleidir Faller, Gerente da agência Sicredi Sete Lagoas Centro, fala sobre a nova agência na cidade.


METROPOLI: Como foi a vinda para Sete Lagoas ? Como foi a escolha da cidade e da região? O que as pessoas podem esperar dessa nova agência que vai atender a comunidade de Sete Lagoas e região?

CLEIDIR FALLER: O Sicredi há algum tempo começou o projeto da área de expansão em
Minas Gerais. E uma das cooperativas contempladas com a vinda no estado foi a Sicredi região da produção RS/SC/MG. Nós temos sede no Rio Grande do Sul, município de Sarandi. Foi proporcionado a nossa cooperativa uma área de atuação de 28 municípios, e para a primeira agência foi escolhido o município de Sete Lagoas.
Município este que é bem centralizado, e claro, também por ser um dos municípios mais populosos da nossa área de atuação. Já são 17 cooperativas da Central Sul/Sudeste aptas para expansão aqui em Minas Gerais . Se fizermos uma conta praticamente 50% do estado já vai estar contemplada com área de atuação Sicredi e no futuro provavelmente a maioria desses municípios terão agências Sicredi


M: Qual o diferencial para o cliente ?

CF: Somos uma instituição cooperativa financeira. Nós somos uma cooperativa de pessoas para pessoas. Nossos “clientes” são na verdade, associados, que participam ativamente das decisões da cooperativa, eles são donos do negócio. Nós somos livre admissão. Ou seja, independente se for pessoa física urbana, pessoa física rural, micro empresário individual, empresas de pequeno, médio, ou grande porte, temos condições de atender a todos. Quando abrimos uma conta, o novo associado integraliza um capital social, com valor mínimo de R$ 20,00, e já é sócio da cooperativa, participa das decisões, pode votar e ser votada. Todo ano fazemos uma prestação de contas, o que não é investido é rateado e dividido entre os associados no final do ano, de acordo com a movimentação financeira de cada um. Nossos associados nos ajudam na condução da cooperativa, na inserção do Sicredi junto à comunidade. As decisões sempre são tomadas em conjunto e o associado é o elo para nos ajudar a dar os direcionamentos junto à comunidade. Como cooperativa de crédito temos todos os produtos e serviços que o mercado financeiro pratica, claro, que um produto e outro diferencia de uma instituição pra outra, por que pode ser algo muito particular, mas tudo aquilo que é regulamentado pelo banco central, nós temos.
Desde o simples micro crédito até um sistema de crédito habitacional, de investimento, fundo de investimento para aplicadores, desde poupança até um fundo de investimento mais arrojado, seguros, consórcios, previdências. Somos uma instituição financeira cooperativa completa.


M: Os benefícios, por ser cooperativa, as taxas são menores?

CF: A gente tem o princípio que o associado tem que estar satisfeito. Procuramos trazer para ele condições adequados à sua realidade. Algumas pesquisas feitas pelo banco Central que indicam que onde tem cooperativa as tarifas e taxas tendem a regredir.
Então, os benefícios para a população são muito grandes. Enquanto as agências convencionais têm taxas maiores, o Sicredi e outras cooperativas trazem essas taxas pra baixo. E isso por si só já é um grande benefício. Outro benefício é a tomada de decisão. Procuramos ouvir muito a comunidade, os nossos associados, então todos tem voz. Podem opinar, claro, que nos momentos certos, nos momentos das assembleias, com o exercício do voto nas decisões. O que vamos fazer com as sobras no final do ano? Vamos reinvestir em capital social? Vamos dividir em contas correntes? Geralmente o Sicredi não tem histórico de valores negativos, e sim, saldo positivo para distribuir para a população local. Claro que, além de todo uma questão de preocupação social também. Preocupação com o meio ambiente, com a comunidade, com a beleza da nossa cidade.


M: Quantos empregos diretos e indiretos estão sendo gerados ?

CF: Importante salientar que tudo o que nós investimos aqui , e tudo o que a cidade pode nos oferecer, foi adquirido aqui , mão – de obra, computadores. Movimentamos a economia e os são valores expressivos. Adquirimos tudo o que a comunidade pode nos ofertar. Viemos eu e uma colega da Sede para trabalhar aqui com mais 7 colaboradores. São 9 empregos gerados diretamente . Detalhe, que nenhum colaborador foi tirado de seu emprego, estavam todos disponíveis no mercado de trabalho e conseguimos proporcionar isso a eles. Esse era o nosso objetivo e conseguimos atingir, recolocar pessoas que estavam disponíveis no mercado. Uma conquista para nós também.

M: A expectativa é a melhor possível então?

CF: Estou residindo aqui desde fevereiro e o que eu posso dizer para vocês é que o povo mineiro tem o coração e uma mente muito abertas, um povo muito receptivo. Vocês podem ter certeza de que nós vamos fazer o possível para recebermos toda população de coração e mente abertas, também junto a nossa agência Sicredi Sete Lagoas Centro.
Fui muito bem recebido. É muito bom estar em Sete Lagoas. Sou gaúcho e antes de vir para cá morava em Santa Catarina, para mim foi fantástico conhecer uma nova cultura, fazer novas amizades, estar inserido nessa comunidade. Está sendo muito bom e espero de alguma maneira juntamente com minha equipe retribuir todo esse carinho, toda essa abertura que a população deu pra nós, transformar isso também em contrapartida, ser recíproco . Nós como o Sicredi, enquanto instituição também vamos ficar de coração e mente abertas para todas as pessoas que querem vir e se associar, abrir a conta, fazer suas operações de crédito e vir tomar um cafezinho com a gente.

Cleidir Faller, Gerente da agência Sicredi Sete Lagoas Centro

O Sicredi fica localizado na Av. Getúlio Vargas, 593, no Centro de Sete Lagoas

Foto destaque por Tonymar Ramos


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/zpanel/hostdata/zadmin/public_html/metropolionline_com_br/wp-content/themes/novomag-theme/includes/single/post-tags.php on line 4

Sobre o autor

COMENTÁRIOS