Setembro Amarelo: Vamos falar sobre a vida!

Setembro Amarelo: Vamos falar sobre a vida!

É real e é urgente !

Depressão é coisa séria e quem tem precisa de ajuda.

Quem de nós, nunca perdeu um amigo ( a), um irmão (a), um parente para esta doença?

É depressão é perigosa, por que pode ser aparentemente silenciosa.  A tristeza pode ser disfarçada de um sorriso. Mas há esperanças. Você sabia que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas?

Saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo. É preciso também quebrar o tabu . Depressão não é preguiça, desleixo, não é falta Deus ou de oração.

O dado da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda. 

Falar abertamente sobre o assunto também é primordial. E é neste sentido que o campanha setembro amarelo trabalha.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por iniciativa da International Association for Suicide Prevention.[1][2] A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Falar e expor os sentimentos, pode te ajudar a compreender a si mesmo . Se precisar, você pode ligar para o Centro de Valorização da Vida. Ligue 188.


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/zpanel/hostdata/zadmin/public_html/metropolionline_com_br/wp-content/themes/novomag-theme/includes/single/post-tags.php on line 4

Sobre o autor

COMENTÁRIOS