Dia Mundial do chocolate

Dia Mundial do chocolate

Especialistas explicam seus benefícios.

Dia 7 de julho é comemorado o dia mundial do chocolate. E se você é daquelas que sempre usa uma desculpa para comer sem culpa o doce temos uma boa notícia para você! Um estudo recente concluiu que comer chocolate todo dia faz bem para o cérebro. 

A pesquisa feita na University of L’Aquila, na Itália, apontou que consumir um pouco da  versão amarga  dia a dia é benéfico para a capacidade cognitiva: melhora a atenção, velocidade de pensamento, memória de trabalho e fluência verbal.

“O chocolate de origem tem muitas propriedades benéficas para a saúde. Os benefícios vêm dos flavonoide de cacau – que também é encontrado em maçãs, peras e uvas”, explica a chef Mirian Rocha, especialista em chocolates. 

Os cientistas analisaram pessoas idosas que consumiam chocolate regularmente. Em alguns casos, isso ocorreu ao longo de três meses. Eles descobriram que o chocolate ajudou a evitar um declínio na memória.

E se você pensa que chocolate engorda, está completamente errado! Esta polêmica notícia foi divulgada pela revista Nutrition e está baseada em um estudo da Universidade de Granada. Segundo a pesquisa, um alto consumo de chocolate está associado a níveis baixos de gordura acumulada no corpo, independente da dieta que a pessoa segue ou da quantidade de exercícios físicos que realize.

Para chegar a este surpreendente resultado, foram analisados os comportamentos de quase 1.500 adolescentes entre 12 e 17 anos, referentes ao consumo de chocolate. Dados foram cruzados com seus índices de massa corporal, com a porcentagem de gordura e o perímetro da cintura.

O que mais chamou atenção nos resultados foi que eles não estavam relacionados ao sexo, à maturidade sexual, ao consumo de café ou chá, à idade e até mesmo à atividade física dos participantes. Por isso a Universidade de Granada afirma que o estudo talvez seja o mais amplo e melhor controlado até o momento.

“Cacau apresenta cafeina que  estimulante do sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta e magnésio que ajudam na ansiedade, irritabilidade, insônia, fadiga e dores de cabeça.  Isso explica a compulsão por chocolate que muitas mulheres sentem durante seu período fértil. O melhor tipo de cacau é aquele que contém um percentual maior da fruta em sua composição, então de preferencia aos chocolates acima de 70% de cacau”, explica Luma Monteiro, nutricionista da Clínica Bem Bonita. 

Apesar de fazer bem para a saúde a nutricionista não recomenda exageros. O produto com maior teor de cacau é o mais recomendado. 

“ O chocolate é a forma mais popular de consumo do cacau. Porém, o consumidor precisa estar consciente de que há uma ampla variedade de chocolates disponíveis no mercado, e de que o teor de cacau varia significantemente de um produto para outro. quanto mais doce menos cacau tem e maior é a quantidade de açucar e gordura vegetal, sendo considerado o pior para a saude”, explica Luma. 

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS