Músicos se reúnem em show para angariar recursos para a criação da “Casa dos artistas Renê Guimarães”

Músicos se reúnem em show para angariar recursos para a criação da “Casa dos artistas Renê Guimarães”

Mais de 20 artistas vão cantar os poemas de Renê Guimarães no próximo domingo, dia 7, em show que terá renda revertida para criação jurídica da nova instituição.

 “Sete Lagoas tem campinas verdejantes, lagos azuis e colinas fascinantes”. Esse é o trecho de abertura da música Sete Lagoas, que muitos consideram o hino da cidade. O que grande parte das pessoas não sabe é que ela foi escrita por um dos maiores poetas mineiros, Renê Guimarães. Nascido em Santa Luiza, ele morou e dedicou grande parte de sua obra e vida a Sete Lagoas. O poeta terá seu nome eternizado com a criação da Casa dos Artistas Renê Guimarães, projeto que será lançado em show no próximo dia 7, domingo, às 19h.

O projeto foi idealizado a partir de dois músicos sete-lagoanos: Ailton de Castro e Amauri Artimos da Matta. “Essa ideia surgiu de uma conversa que eu tive com Amauri quando percebemos que já há em Sete Lagoas alguns artistas muito queridos em alguma situação de vulnerabilidade. Começou a surgir em nós um desejo de ter um espaço onde nós pudéssemos reunir e ajudar esses colegas”, explica Ailton de Castro.

A iniciativa tem como meta adquirir um terreno e nele construir toda uma estrutura que seja capaz de atender os artistas. Incluiria um auditório para ser palco de apresentações, espaço para exposições, sede administrativa e também casinhas para acolhimento de artistas em situação de vulnerabilidade social. O projeto já possui cerca de 45 artistas envolvidos. Amauri explica como surgiu a ideia de colocar o nome de Renê nessa nova casa dedicada à cultura.

“Foi tudo uma grande coincidência. Há dois anos, no réveillon, eu peguei o livro de Renê, E o Poeta Falou, e comecei a ler. Confirmei o que todos já diziam, que ele era um grande poeta. A partir disso, começamos a musicar as poesias dele com autorização da família e naturalmente as coisas foram acontecendo. E hoje nós temos várias músicas interpretadas por diversos artistas, todas decorrentes da poesia do Renê e que estão sendo preparadas para o primeiro show”, conta Amauri, que já musicou cerca de 80 dos poemas.

Dinilson Barbosa foi o primeiro a musicar um poema de Renê. Ele defende que a música Sete Lagoas é na verdade o hino dos seresteiros de Sete Lagoas e não o hino da cidade. “Histórias à parte, eu estou muito feliz de participar desse projeto”, comenta. A família de Renê Guimarães apoia incondicionalmente. “Estamos encantados e todo o apoio que pudermos dar estará presente. Meu pai não era daqui, mas escolheu aqui e viveu a vida toda. Nos deixou para lembrar a sua passagem e a sua obra”, diz Luiz Carlos, filho do poeta.

O projeto é ousado e, por isso, será feito a longo prazo. “É um sonho que há de se realizar dentro dos próximos dez anos. Mas precisamos começar agora. E o primeiro passo é de envolver a maior parte dos artistas da cidade. E começar com ações como este show no dia 7 de julho com o objetivo de arrecadar verba para que nós transformemos a “Casa dos Artistas Renê Guimarães” em uma instituição jurídica. A partir daí estamos abertos a todas as sugestões para que nós possamos viabilizar esse projeto no menor prazo possível”, finaliza Ailton de Castro. O show vai acontecer no Centro Universitário de Sete Lagoas. Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 20. Mais informações pelo telefone (31) 99758-4295.

RENÊ GUIMARÃES

Renato Teixeira Guimarães nasceu em Santa Luzia (MG) em 23 de maio de 1904. Ainda na infância, passaram a chama-lo de Renê. Diplomou-se em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais em 1934. Em 1940, mudou-se para Sete Lagoas, onde exerceu a advocacia e escreveu grande parte de sua obra literária. Juntamente com Wilson Tanure, compôs a música Sete Lagoas, considerada por muitos o hino da cidade. Renê faleceu em 28 de junho de 1966, no Hospital Nossa Senhora das Graças. Seus poemas foram reunidos pela família no livro E o Poeta Falou, editado pela Editora Lemi em 1994.

SERVIÇO

Show Tributo a Renê Guimarães em prol do Projeto “Casa dos Artistas Renê Guimarães”

Toda a renda será revertida para a criação jurídica da instituição

Dia e hora: 07 de julho, às 19h

Local: Auditório do Centro Universitário de Sete Lagoas – Unifemm

Valor: R$ 20

Mais informações: (31) 3772-1381

Programação: músicas e intérpretes

MÚSICA INTÉRPRETE
E o Poeta Falou Amauri da Matta
Último Romântico Sofia Chamon
O Amor Luciana Ribeiro
Solidão Gláucia Coutinho
A Noite Harmonia da Cifra
Tudo Acabado Sulamita Amorim
Aspiração Luciana Oliveira
Desconhecida Ailton de Castro
Vera Lúcia Dinilson Barbosa
Aldeia Humilde Anderson Mota
Destino Bel Costa
Tiradentes Forrozá
Paz Gustavo Guimarães/Ayrê Penna
Evangelho Claudisson Luzia
In-Extremis Léo do Pandeiro/Andrey do Cavaquinho
Amor Sagrado Grupo Xorô
Pupurri do Renê Clube do Samba de Sete Lagoas
Garimpeiro Grupo de Moçambique São Sebastião

FOTO

Crédito: Davidson Padrão

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS