Dia do Bombeiro Brasileiro

Dia do Bombeiro Brasileiro

Salvar e proteger, esta é a missão destes profissionais. Arriscar-se e doar sua vida se for preciso é o que os bombeiros têm em mente todos os dias ao iniciar os trabalhos.  Salvar vidas e patrimônios é o que fazem.

O profissional é de extrema importância em nossa sociedade e como tal, devem ser valorizados .

Nesta terça-feira ( 2/7) é comemorado o dia do bombeiro, seja segurança, civil ou militar .

A data marca a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro em 1856.  Neste ano, D. Pedro II assinou um decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios. A data foi decretada oficialmente no Brasil em 1954.

Você já parou para pensar em quantas situações de agravariam e tragédias aconteceriam se não houvesse o trabalho dos bombeiros? Como os incêndios eram contidos antes sem os bombeiros?

As pessoas tinham que contar com a ajuda de vizinhos e amigos, e torcer para encontrar água em abundância por perto.  Ou seja, era contar com a sorte! As latas, baldes e demais recipientes de água eram passadas de mão em mão até chegarem ao local dos focos de fogo.



Bombeiros descansam após tentativas de resgate em Brumadinho. Foto: Gladyston Rodrigues .

Ainda bem que hoje contamos com a presença desses profissionais, capacitados, treinados e preparados para diversas situações.

Basta ligar 193, e eles prontamente se deslocam para salvar, resgatar e servir vidas. Vale lembrar que que passar trote é crime . É grave e pode evitar que os bombeiros cheguem a quem realmente precisa.

Além destes trabalhos, as corporações desenvolvem projetos sociais e educativos, com o objetivo de atuar na prevenção de acidentes . Levam  para as escolas orientações a jovens e crianças sobre formas de evitar acidentes, cuidados em represas, piscinas e praias, cuidados com álcool e fogo, entre outros.

A nós, sociedade, cabe valorizar e respeitar estes profissionais.

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS