Top 10 Biohacks para você evoluir!

Top 10 Biohacks para você evoluir!

Nessa minha jornada de evolução, percebi que o  nosso corpo é a mais nova plataforma de inovação, e que todos os esforços estão sendo feitos para aprimorar de alguma forma essa máquina .Desde de quando me formei em Educação Física na Universidade Federal de Viçosa até o presente momento, sempre  fui adepto ao ‘’always beta’’, ou seja sempre a procura para soluções para evoluir.

Recentemente comecei a fazer alguns testes, alguns experimentos e comecei a achar caminhos para aumentar a minha própria função cognitiva, assim consegui reduzir o meu estresse, perder gordura,  e aumentar a minha produtividade. Foi pensando nisso vou compartilhar com vocês alguns desses ‘’biohacks’’

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1. Hackeando seu sistema nervoso

Quando  você sofre de estresse  (como a maioria das pessoas), é muito difícil  nos concentrar e ser produtivo e convenhamos é bem fácil ter pensamentos irracionais e negativos recorrentes. Uma boa maneira de combater o estresse é usar exercícios de meditação e respiração.

Quando você medita,  você pratica a arte da atenção plena( também (conhecido como mindfullness), que permite escolher em quais pensamentos você quer se concentrar.A sua prática  permite que você escolha como você responde aos seus sentimentos, em vez de te cegar. Existem diferentes maneiras de meditar que  incluem contar,  praticar mantras, atenção plena, conversa interna positiva e exercícios de respiração controlados.

Com a respiração controlada, você precisa focar em respirar pelo diafragma, e não do peito. Puxe o ar pelo nariz até a barriga e depois expire primeiro com o estômago, usando o diafragma para tirar o ar dos pulmões. Apenas seu estômago deve se mover, não seu peito. A inspiração deve ser uma respiração longa e contínua, seguida de uma pausa antes de expirar, e depois outra pausa antes de tomar a próxima respiração. Essa respiração lenta e constante pode ajudar a controlar sua freqüência cardíaca e permitir que sua mente relaxe.

2.  Fazer da sua  dieta, à prova de balas

A maioria das dietas que eu conheço, sempre  prometeu me  deixar magro, mas quando eles conseguem fazem isso , eles geralmente prejudica o meu desempenho mental. Agora a chamada e aclamada ‘’ dieta à prova de balas’’ de Dave Asprey ( também conhecido como Pai do Biohacking), foi projetada não  apenas para dar a você um corpo magro e saudável, mas também para obter um cérebro de alto funcionamento.  A dieta a prova de balas criada por Dave, tem como foco eliminar toxinas que segundo ele ‘’roubam’’ nosso desempenho.

O diferencial dessa dieta é classificar  os alimentos em uma escala de “à prova de balas” a “tóxicos”.

Para a nossa  função cerebral permanecer saudável é fundamental  evitarmos as toxinas que impedem o desempenho, em muitas culturas estão  os grãos, vegetais e até mesmo no Café.  Hoje em dia é um desafio fugir das toxinas que estão impregnada nos nossos alimentos. Agora quando você segue a dieta à prova de bala, você come uma quantidade restrita de carboidratos, o que o coloca em cetose…

Você sabe o que isso significa? 

Isso significa que seu fígado converte as gorduras que você come em uma fonte de energia chamada cetonas, para que você não precise mais de carboidratos para funcionar. Isso é ótimo para o cérebro porque o cérebro prefere cetonas para realizar certos trabalhos. De fato, mesmo que seu fígado não esteja produzindo cetonas, seu cérebro fará algumas por conta própria para manter a saúde das sinapses. As cetonas são uma fonte de energia mais eficiente para o cérebro do que os açúcares e, se o seu cérebro está funcionando de maneira mais eficiente, o mesmo acontece com tudo o que você faz.

O glúten faz com que seu corpo aumente os níveis de inflamação, particularmente formando citocinas, proteínas que são encontradas em pacientes com Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla e autismo – todas as doenças neurológicas.

Uma dieta para ser  à prova de balas , tem de estar repleta de alimentos com baixos níveis de histamina, que têm mais impacto sobre você do que apenas causar seus problemas sazonais de alergia. 

As histaminas são um neurotransmissores, o que significa que elas enviam mensagens entre seu corpo e seu cérebro. Altos níveis de histamina podem causar dores de cabeça, problemas de sono e ansiedade, e você pode obter histamina não apenas de suas alergias, mas também através de alimentos – especialmente alimentos envelhecidos, defumados ou curados. Como a Dieta à Prova de Balas defende carne, ovos e produtos frescos .Todos os alimentos com baixa histamina – pode ajudar a protegê-lo desses problemas.

O seu cérebro é composto principalmente de gorduras saturadas e colesterol, e é por isso que as pessoas suplementam com DHA e EPA (ambos os ácidos graxos) para apoiar a saúde do cérebro com suplementos como o Óleo de Krill. 

Sua mente usa gordura para se recuperar e se reparar, resultando em melhor memória, aumento de habilidades cognitivas e melhor humor. A dieta rica em gordura à prova de balas (até 70% das calorias diárias) suporta um corpo à prova de balas e uma mente à prova de balas, então mãos a obra e a dieta á prova de balas na sua rotina!

3. Jejum Intermitente

 O jejum Intermitente o ajudará a sentir um zumbido enquanto seu corpo permanece em cetose ( que é o modo de queima de gordura mais eficiente que existe pra quem quer perder peso) com café à prova de balas e octanas cerebrais.

4. Gratidão e Perdão

Desde de 2017, após um ano bem ‘’merda’’ comecei a tomar alguns minutos por dia para fazer um exercício de gratidão e perdão pode ser incrivelmente benéfico. Na  minha opinião e de vários biohackers, é provavelmente o mais poderoso biohack de todos os tempos. Pare tudo o que você está fazendo e pense no que você é grato, ou escreva seus pensamentos sobre gratidão e perdão em um diário (como  The 5-Minute Journal ). Ao fazer isso, você aumenta sua felicidade quase que instantaneamente, você se recupera mais facilmente do estresse (você já analisou quanto de estresse você carrega da raiva e da dor?)

Na verdade, exercícios de gratidão são mostrados para aumentar as habilidades de tomada de decisão e incentivar a produtividade. Também faz você geralmente mais simpático.

5. Técnicas de Neurofeedback

Neurofeedback é quando você re-programa seu cérebro a responder a diferentes emoções, e passa a trabalhar a eficiência do cérebro Límbico.  Esse tipo de terapia, você tem sensores EEG colocados em todo o seu couro cabeludo e eles vão monitorar suas ondas cerebrais em diferentes áreas. Então você joga um “videogame” com seu cérebro, usando sua eletricidade cerebral para fazer o jogo progredir. Quanto mais atividade cerebral for positiva, mais rápido o jogo vai (reforço positivo), e quanto mais atividade cerebral indesejável, mais lento o jogo continua. Eventualmente, esse ciclo de reforçamento positivo e negativo ensina novamente ao cérebro quais ondas cerebrais são desejáveis, de modo que elas possam substituir suas respostas negativas anteriores a estressores.

6. Hackeando seu sono

Você sabe o quão grogue você se sente no dia seguinte quando mal consegue dormir durante a noite? 

Não é só porque você quer dormir; é porque seu cérebro precisa de um sono de qualidade para funcionar adequadamente. Quando você dorme, ele dá ao seu cérebro a chance de reparar os seus órgãos , neurônios que você desgasta  durante o dia enquanto está ativo. Também dá ao seu cérebro tempo para exercitar as conexões entre seus neurônios. Na verdade, uma falta recorrente de sono pode causar perda de células cerebrais , boa exposição solar e um ritmo circadiano saudável pode ser fundamental

Você sabia que as pessoas cujos escritórios têm janelas dormem melhor do que aquelas que trabalham em espaços de trabalho sem janelas? 

Isso porque obter exposição solar suficiente todos os dias mantém o relógio do seu corpo – ou o ritmo circadiano – no ponto. 

A luz solar diz ao seu corpo para adiar a produção de melatonina  que é o hormônio que o deixa cansado e o ajuda a dormir. Por isso, é uma ótima idéia tomar um pouco de sol pela manhã,  e se você puder, mas se você estiver correndo para chegar ao trabalho e não tiver tempo para dar um passeio, você pode tomar  suplementos de vitamina D  pela manhã. 

Oito horas de sono de qualidade podem aumentar sua capacidade de resolver problemas complexos em 50%. Então, como você consegue esse tipo de sono? 

Primeiro, invista no Sleep Cycle, um simples aplicativo para iPhone que rastreia a qualidade do seu sono, simplesmente colocando o telefone na sua cama!

Depois de ter feito isso, instale o  F.lux  no seu computador, que muda a luz da tela do seu computador para ajustar a hora do dia, ajudando seu cérebro a se preparar para o sono mesmo quando você usa seu computador à noite (isso dito, você quer evitar luzes brilhantes como a TV por uma hora antes de dormir). Você também deve evitar se exercitar por pelo menos duas horas antes de dormir.

 7.  Quantifique tudo:

Você se conhece melhor do que ninguém. Monitore seu sono, seu nível de energia, perda de peso, humor etc. em um aplicativo ou um diário. Eu posso citar centenas de estudos, mas eles não importam a menos que você sinta a diferença. Seja o seu próprio porquinho-da-índia e experimente para ver o que os biohacks lhe ajudam a sentir-se à prova de balas ou o que, a partir da sua rotina, faz com que se sinta velho, abatido e cansado.

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Tags: Biohacks

Sobre o autor

Tiago Pereira

Tiago Pereira é Educador Físico pela Universidade Federal de Viçosa, Master Coach pela Navega-ação. Possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela UNA. Empreendedor criou um das primeiras startups de Sete Lagoas com foco em Desenvolvimento Humano e Bem-Estar (evolueapp). Co-criador do Ecossistema de Startups Santo Heleno Valley de Sete Lagoas, agente d inovação pela SEDECTES e Gestor de Inovação em algumas empresas. Apaixonado por Inovação e Desenvolvimento Humano, em especial BIOHACKING.

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