Em última Reunião Ordinária do ano, PJ tem palestra sobre inserção no mercado de trabalho

Em última Reunião Ordinária do ano, PJ tem palestra sobre inserção no mercado de trabalho

Com resultado extremamente positivo, até com leis sancionadas no município, a primeira edição do Parlamento Jovem (PJ) chega ao fim na Câmara Municipal. A iniciativa do programa foi do presidente Cláudio Caramelo (PRB), ainda na última gestão, que tirou a proposta do papel com objetivo de inserir os jovens na política. “Uma vez que, por mais clichê que seja, eles são o futuro do Brasil, e precisam se interessar e se inserir cada vez mais no meio para conhecerem o funcionamento da máquina. E acredito que estamos alcançando nossa meta”, comemora.      

Diante do sucesso da primeira edição do PJ, sob coordenação da Escola do Legislativo, mais de 20 escolas da cidade se inscreveram na tentativa de compor a segunda turma de vereadores jovens. Estudantes entre 15 e 17 anos das escolas participantes colocam o nome à disposição da comunidade escolar que elege seus representantes. Na Câmara, os vereadores jovens, assim como os adultos, se reúnem em Reuniões Ordinárias para apresentarem e votarem os projetos propostos.

Os textos aprovados passam pelo crivo da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) e, com parecer favorável, são encaminhados para tramitação com autoria da Mesa Diretora. Esse processo foi seguido pela proposta da vereadora jovem Iderlaine Oliveira que conseguiu aprovar a lei 8.880 de novembro de 2018 que institui a “semana municipal de combate a intolerância religiosa”. O texto foi sancionado pelo ex-prefeito Leone Maciel.

Na época em que os frutos do PJ começaram a ser colhidos o presidente Caramelo repercutiu a sanção da lei. “É isso que a gente esperava quando a proposta do PJ foi efetivada. Com jovens participativos e conscientes de sua importância na política com certeza teremos um futuro melhor para a cidade”, disse o parlamentar na oportunidade.

Na Reunião Ordinária da última quarta-feira (29) o parlamento, até como preparação para o mundo profissional que se aproxima, ouviu palestra sobre a “adequada preparação do jovem para inserção no mercado de trabalho”, ministrada pela psicóloga Adriana Amaral. A profissional falou muito sobre realização de sonhos e pediu que os jovens “cuidem da marca de vocês”.

Adriana fez uma dinâmica com uma nota de R$ 100. Depois de dobrar, amassar e até pisar na nota ela perguntou: “qual o valor dela agora”? Depois de ouvir a resposta que ainda valia R$ 100 ela disse que “não importa pelo que vocês passaram ao longo do tempo, ninguém tira o valor de vocês. Com determinação seguramente serão vencedores”, finalizou.

Na pauta do dia todos os textos foram aprovados por unanimidade. No encerramento da legislatura do PJ, que acontece na última quarta-feira do mês de junho, uma sessão solene vai acontecer para valorizar e premiar os jovens que participaram e que, com certeza, saem mais politizados da experiência e conscientes da importância dos políticos para o desenvolvimento da cidade.    

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS