A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, inaugurou na manhã desta quarta-feira, 10, um Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (PEV) no bairro Cidade Deus. A iniciativa vai oferecer estrutura completa para que o cidadão evite despejar entulhos e outros tipos de lixo criando locais de bota-fora na região.
O PEV foi construído em uma área estratégica, na avenida Prefeito Euro Andrade Lanza, bem próximo onde foram construídas recentemente 500 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida. O projeto, inclusive, é fruto de uma parceria com a Construtora Mello Azevedo, responsável pela construção das moradias. “Esta é parte da compensação da empresa com o município, por isso não foi preciso a Prefeitura fazer investimento nesse projeto de grande alcance ambiental”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nadab Abelin.
O PEV recebeu caçambas e uma estrutura que garante a entrega dos resíduos diretamente dentro dos recipientes. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, e aos sábados de 8h às 11h. No local podem ser recolhidos resíduos de construção, metais, galhos de podas de árvores e jardins, madeiras, móveis velhos, vidros, isopor e gesso. As restrições são para amianto, animais mortos, pilhas e baterias, lixo orgânico, lâmpadas fluorescentes, resíduo hospitalar, borra de lava-jato e óleos lubrificantes.
Presente na inauguração o presidente da Câmara Municipal, Pastor Alcides Longo de Barros, elogiou a iniciativa e destacou a importância de integração da comunidade da região com a ideia. “É uma proposta com conceito ambiental, saúde pública e, consequentemente, melhor qualidade de vida. O Legislativo congratula com o Executivo por esta realização. Os moradores precisam se conscientizar sobre a necessidade de fazer o descarte no lugar certo. O mais importante de tudo é a educação”, declarou.
Para o prefeito Cláudio Caramelo esta obra pode ser pequena, mas terá um grande alcance no momento que a Prefeitura prepara uma força-tarefa para limpar a cidade. O trabalho anunciado pelo Chefe do Executivo vai envolver diversas secretarias e também a Codesel. “Com este PEV podemos colocar fim aos bota-foras nesta região. Precisamos do apoio da população neste sentido”. Cláudio Caramelo revelou que Sete Lagoas já alcançou o nível mais crítico quanto aos riscos de uma epidemia de dengue e, por isso, medidas emergenciais serão tomadas. “A dengue ataca em ciclos e, este ano, é a vez de chegar com mais força. Será preciso um trabalho forte da administração e também a colaboração da população para evitar uma forte epidemia na cidade”, alertou.
O cronograma da
Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade prevê a inauguração de mais três
PEVs em Sete Lagoas. O próximo será na avenida Norte-Sul, na altura do bairro
Orozimbo Macedo. Os outros serão nos bairros CDI II e Jardim Primavera. O
primeiro ponto foi inaugurado em 2017 e fica entre os bairros Bernardo
Valadares e Jardim Europa.