CROSP alerta para a relação entre a saúde bucal e a atividade física

CROSP alerta para a relação entre a saúde bucal e a atividade física

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) alerta para os cuidados necessários com a saúde bucal e que estão relacionados à prática de esportes, no Dia Mundial da Atividade Física (06.04).

Os cuidados com a saúde bucal podem refletir nos resultados da atividade física, tanto para os praticantes amadores como atletas de alto rendimento. Essa relação é tão importante que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu a Odontologia do Esporte como especialidade em 2015.

As doenças bucais podem impactar no rendimento físico do atleta. De acordo com a presidente da Câmara Técnica de Odontologia do Esporte do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Neide Coto, bactérias orais podem estar associadas a problemas relacionados com problemas musculares, cardíacos e articulares, por exemplo.

A má oclusão – quando não há o encaixe ideal das arcadas superior e inferior – também pode comprometer o rendimento físico. Em geral ela vem associada a alterações na respiração e postura corporal, afetando o equilíbrio do praticante da modalidade esportiva.

No caso dos esportistas de alto rendimento, que sofrem com a cobrança por resultados cada vez melhores, é possível o aparecimento de problemas na articulação temporomandibular (ATM), que acarretam dores musculares, no ouvido, pescoço e cabeça.

Prevenção e tratamentos

A melhor maneira de prevenir os problemas bucais é consultando o(a) cirurgião(ã)-dentista regularmente. Os atletas devem ter um acompanhamento específico, principalmente nas temporadas de competição e novos ciclos de treinos. Nesses períodos eles costumam modificar suas dietas, o que também requer mais atenção do profissional da Odontologia.

O ideal é evitar uma dieta com excesso de alimentos ácidos, pois durante os exercícios os atletas apresentam aumento da excreção de ácido lático e redução do fluxo salivar. Essa condição natural propicia ambiente favorável para diversos problemas bucais.

Entre os praticantes amadores uma das principais recomendações é a ingestão de água durante o treino. A hidratação é fundamental para evitar a boca seca que pode provocar o mau hálito, entre outros males como a suscetibilidade ao aparecimento da cárie.

“Importante que se dê preferência para água, pois outras bebidas como os isotônicos podem ocasionar problemas como hipersensibilidade dentária e lesão cervical não cariosa, avisa Neide.

A respiração bucal é outra questão a ser trata pelo cirurgião-dentista, em conjunto com outros profissionais da saúde, com impacto direto na execução da atividade física, seja para amadores ou atletas. Se não for cuidada, em casos mais severos, pode provocar alterações na face, principalmente nas crianças e adolescentes, em fase de desenvolvimento. O diagnóstico e correção serão possíveis apenas em consulta no consultório odontológico.

Protetores bucais

Os(as) cirurgiões(ãs)-dentistas recomendam o uso de protetores bucais na prática de diferentes modalidades esportivas. “O protetor individualizado, confeccionado pelo profissional da Odontologia, protege os dentes, ossos e tecidos moles de fraturas e lacerações. Seu uso também propicia mais segurança e confiança durante treinos e competições”, explica a presidente da CT de Odontologia do Esporte do CROSP.

Esses protetores são confeccionados sobre modelo de gesso do atleta e em material apropriado para absorver e dissipar a energia do impacto, durante um golpe ou uma queda. “Os comercializados em lojas esportivas não possuem a mesma efetividade e por isso não são recomendados”, alerta Neide Coto.

Para as crianças, jovens e adultos que usam aparelhos ortodônticos fixos a recomendação é consultar o profissional para a confecção de um protetor bucal indicado para cada caso.

A cirurgiã-dentista destaca que qualquer dispositivo intra ou extra oral deve partir sempre de uma recomendação do cirurgião-dentista.

Com visitas frequentes ao cirurgião-dentista e seguindo todas as orientações a prática de esportes será mais eficiente e prazerosa. Consulte o profissional!

Sobre o CROSP – O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com cerca de 120 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal,
Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária. Mais informações: www.crosp.org.br.

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS