Lançamento da exposição TIRADENTES – GRÃO PRIOR DA LIBERDADE, acontece hoje, sexta-feira, em Sete Lagoas

Lançamento da exposição TIRADENTES – GRÃO PRIOR DA LIBERDADE, acontece hoje, sexta-feira, em Sete Lagoas

O Projeto que inicialmente era somente de um Salão de arte transformou-se em uma ação de maior envergadura por meio de uma exposição itinerante planejada para montagem sucessiva em três pontos dentro da cidade de Sete Lagoas e posteriormente em outras cidades ainda a serem escolhidas. O Início dessa exposição se fará hoje, no dia 5 de Abril na Galeria Myralda em Sete lagoas e terminará 2 anos após. Esse projeto é uma realização do Priorado dos Inconfidentes e conta com o apoio da Prefeitura de Sete Lagoas / Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, via DEGAR – Departamento de Galerias de Arte e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais – IHGMG e Arquivo Público Mineiro.

O eixo curatorial contempla a expressão libertária dos inconfidentes mineiros inspirada na figura física e /ou subjetiva do alferes de cavalaria, Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes).  O interesse pelo tema o transforma em uma ação contemporânea com ênfase, tanto no que significou a conjura mineira, quanto na plástica que a engendrou em termos de contribuição sociológica. Trata-se de obras originais criadas exclusivamente usando as categorias; pintura, desenho, gravura, colagem, fotografia, assemblagem, manipulação de imagem, suportes flexíveis, (semirrígidos, rígidos) apropriados para paredes.

Pela análise histórica vamos contribuir para resgatar profundas reflexões ao que representou o ato heroico do Tiradentes. A exposição proporcionará ao cidadão brasileiro possibilidades imaginativas, incluindo assertivas sobre questão da globalização e sua tendência macro colonizadora.
A exposição reivindica para si responsabilidade sociocultural, conferindo às artes plásticas sua vez de discursar o caráter histórico e patrimonial se valendo da sua competência estética e simbólica.

Nosso objetivo é resgatar esse simbolismo em torno do alferes Joaquim José da Silva Xavier, como um visionário da Conjura Mineira, impactando pessoas em torno da sua imagem, fomentando a circulação e presença de público em geral e claro, oportunizando o diálogo com escolas e público sobre a importância da participação de cada um no contexto da preservação da história mineira; debatendo afinidades conceituais e críticas voltadas à sua manutenção por gerações engajadas.

Por:
Comendador Gladstone Lopes -⁠ Grão Prior -⁠ Priorado dos Inconfidentes
Dmtrius Cotta/⁠ Curadoria

Salão de Artes Plásticas
Tiradentes: Grão Prior da Liberdade
Abertura: Dia 4 de Abril de 2019
Hora: 19 horas
Local: Galeria Myralda
Av. Getulio Vargas, 91 – Sete Lagoas Centro

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS