Dia Mundial de conscientização do autismo é lembrado na Câmara

Dia Mundial de conscientização do autismo é lembrado na Câmara

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre transtorno do neurodesenvolvimento, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril. E a data foi lembrada na Câmara Municipal, durante a Reunião Ordinária dessa terça-feira.
O presidente da sessão, Pr. Alcides (PP), usou uma camisa com os dizeres “Autismo, conheça e entenda e respeite e inclua”. Vários parlamentares usaram a comunicação pessoal para abordar o tema. João Evangelista (PSDB) esclareceu que “em cada 160 crianças, uma é autista. Falta muito ainda para o poder público acompanhar a evolução dessas pessoas”.
Na sequência foi a vez de Gilson Liboreiro (PSL) lembrar de lei que teve autoria de Pr. Alcides que “obriga Sete Lagoas a destacar a importância de inclusão, de qualidade de vida do autista na sociedade, mas infelizmente não é cumprida. Importante destacar os vários desafios que cercam o tema”, completou.
Para Dr. Euro (PP), quanto mais precoce diagnosticado o autismo, melhor o tratamento. “Não existe tratamento específico, mas o tratamento alivia os sintomas”. O médico pediatra explicou que a partir de dez meses, um ano “o bebê começa a apresentar os sintomas através de desenvolvimento da fala e motor”. O vereador sugeriu a criação do centro de referência do autista que, na opinião dele, “não foi feito por falta de iniciativa”.
Autor de lei municipal que desperta para a necessidade de atenção específica e especializada para esse público, Pr. Alcides falou de ação feita pelo gabinete em frente ao CAT no sentido de “chamarmos a atenção da população em favor desse público alvo”. O parlamentar falou também sobre os comportamentos restritivos e repetitivos da pessoa que possui o espectro autista e que o projeto de sua autoria que se transformou em lei visa uma “política pública real e concreta para atender a esse público alvo”.
Na pauta de votações do dia sete textos, todos do Executivo, foram apreciados e aprovados também em Reunião Extraordinária. Foram os Projetos de Lei Ordinária (PLO) 18/2018, 99/2019, 22/2019, 419/2019,0124/2019 e os substitutivos 01 ao PLO 16/2018 e 1 ao PLO 153/2019. A pauta completa da sessão pode ser acessada pelo link que segue abaixo.
https://sapl.setelagoas.mg.leg.br/sessao/pauta-sessao/410

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS