Ação emergencial atinge vários bairros e será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Superintendência Regional da Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Superintendência Regional de Saúde, inicia neste sábado, 30, uma ação emergencial na região leste de Sete Lagoas para conter o avanço das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, principalmente a dengue. A utilização do veículo conhecido como fumacê será necessária devido ao grande índice de infestação em bairros de alto nível populacional.
A Secretaria Municipal de Saúde já havia divulgado informações do Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), metodologia preconizada pelo Ministério da Saúde que identifica locais com grande infestação do mosquito. No início do ano, o relatório apontava que a situação de Sete Lagoas era de alerta. Agora, ficou constatado que nesta região do município o quadro epidemiológico é crítico. “É uma ação emergencial necessária quando o índice de casos positivos de dengue é muito grande”, explica Sueli Barbosa dos Santos Lacerda, superintendente da Vigilância Epidemiológica.
A operação emergencial começa neste sábado, 30, e vai até o dia 5 de abril com a previsão de cobertura em 921 quarteirões dos seguintes bairros: Bernardo Valadares, Verde Vale, Jardim dos Pequis, Belo Vale I e II, Iraque, Kwait, Orozimbo Macedo, Nova Cidade, Cidade Nova, Luxemburgo, Interlagos, São Vicente, Aeroporto, Jardim Europa, Esperança, Bom Jardim, New York, Boa Vista, São João I, Santa Marcelina, Braz Filizola, São Pedro, Brejinho, Olinto Alvim, Emília, Glória e Alex Paiva (cronograma anexo). Caso ocorra condições climáticas desfavoráveis (chuva intensa ou vento forte) a aplicação será suspensa.
A Secretaria de Saúde divulga um questionário a seguir que esclarece dúvidas sobre o “fumacê” como seus efeitos e cuidados que devem ser tomados pelos moradores dos bairros onde o veículo vai passar.
CRONOGRAMA FUMACÊ
Dia 30 – Bernardo Valadares, Verde Vale, Jardim dos Pequis e Belo Vale II
Dia 31 – Belo Vale I, Iraque, Orozimbo Macedo, Nova Cidade, Cidade Nova e kwait
Dia 1º – Luxemburgo, Interlagos II e São Vicente
Dia 2 – Interlagos I, Aeroporto, Funcionários, Alex Paiva e Glória
Dia 3 – Jardim Europa, Esperança, Bom Jardim e New York
Dia 4 – Boa Vista e São João I
Dia 5 – Santa Marcelina, Braz Filizola, São Pedro, São João II, Brejinho, Olinto Alvim e Emília
COMO FUNCIONA O FUMACÊ?
Pode fazer mal para saúde?
Pode fazer mal à saúde somente se o contato com o inseticida for duradouro ou recorrente. Nestes casos pode causar intoxicação e a longo prazo desenvolvimento de câncer e outras doenças. O Ministério da Saúde recomenda o uso somente em locais onde há casos comprovados de dengue, chikungunya ou zika. Seu uso deve ser feito para o combate ao mosquito, nunca de forma preventiva.
Não preciso mais me preocupar porque passaram o fumacê em casa?
Não é bem assim. O inseticida dura em torno de meia hora e mata apenas os mosquitos que estiverem voando no local no momento em que o produto estava sendo usado. Isso porque as gotas do veneno são projetadas para grudar na asa do mosquito e envenená-lo. Caso contrário, eles não morrem.
O fumacê tem que ser feito em uma área aberta?
Sim. De preferência em quintais ou garagens. As janelas e portas devem ficar abertas já que mosquitos vivem dentro de casa também. Moradores e animais de estimação devem deixar a residência durante a nebulização e só voltar ao menos meia hora depois. Alimentos devem ser tampados ou guardados. Por ser tóxico, o inseticida usado nos fumacês não deve ser jogado diretamente dentro de locais fechados da casa.
O fumacê pode fazer mal para os animais?
Os inseticidas em geral, quando inalados, podem causar alterações neurológicas como dor de cabeça e, em casos de muita exposição, podem causar intoxicação tanto em humanos quanto em animais. A diferença está na dose. Nebulizações feitas por agentes de vigilância têm a capacidade de matar mosquitos e pássaros.
O que eu devo fazer quando passar o fumacê na minha casa?
Saia de casa e leve seus animais de estimação junto. Guarde alimentos ou deixe tudo coberto. Abra janelas, portas e o box do banheiro. Deixe lençóis e cobertas sem arrastar no chão e proteja aquários e gaiolas
O fumacê serve como larvicida?
Não. O inseticida é usado para matar mosquitos adultos enquanto o larvicida é usado nos criadouros onde as larvas nascem e crescem. O larvicida é jogado nos locais de água parada.