2ª Mostra INMinas em Sete Lagoas

2ª Mostra INMinas em Sete Lagoas

Criada em 2015, o Coletivo InMinas tem dedicado sua atuação à reunir forças e estruturar uma rede de cooperação entre aqueles que desenvolvem trabalhos contínuos no cenário teatral de Minas Gerais. Após realizar uma primeira edição de sucesso da “Mostra InMinas de Teatro”, que concentrou sua programação no centro da capital mineira envolvendo 33 grupos de teatro do Estado, o coletivo está anunciando dentro da Mostra a criação da Cooperativa de Teatro InMinas. Como ação de lançamento, promoverá durante o mês de março a circulação da Cooperativa para as cidades de Sete Lagoas, Pará de Minas e Teófilo Otoni.

A Cooperativa está fundada e seu lançamento oficial acontece no interior de Minas, na 2ª edição da Mostra In Minas que tem como foco a interiorização. O plano é seguir a todo vapor, nos interiores e na capital fomentando a distribuição dos serviços para os cooperados. O convite para cooperar é aberto a todos os artistas e trabalhadores da área do teatro, comentou Sinara Teles, atriz, gestora cultural e atual representante legal da Cooperativa InMinas.

2ª Mostra InMinas

Norteada pelo tema “Interiorização”, a 2º mostra InMinas apresentará trabalhos da Cooperativa Inminas de Teatro, formada e organizada após a realização da primeira edição, com o objetivo de descentralizar todas as ações para buscar incluir o maior número possível de cidades nesse diálogo, difundindo e fomentando o cenário teatral do estado. A circulação e realização das atividades da programação acontecem nos dias 08, 09 e 10 de março em Sete Lagoas; 15, 16 e 17 de março em Pará de Minas; e fechando a mostra nos dias 22, 23 e 24 de março em Teófilo Otoni.

Desta forma, cada cidade receberá 2 (dois) espetáculos teatrais, uma palestra voltada para a produção e capacitação teatral, a realização de 1 (um) fórum destinado ao debate do contexto teatral de Minas e um palco aberto para a realização de saraus cênicos e musicais, que funcionará como espaço para apresentações organizadas e também permitindo que os participantes experimentem seus próprios trabalhos e criações no palco.

Sobre a Mostra InMinas

A 1ª Mostra InMinas aconteceu entre os dias 12 e 30/08/2015, nas salas João Ceschiatti e Juvenal Dias no Palácio das Artes, e no Parque Municipal. A iniciativa reuniu 33 grupos do interior e da capital do estado de Minas Gerais, artistas, escolas de teatro (UFMG, UFOP, CEFART, Teatro Universitário – UFMG e Arena da Cultura), representantes do poder público e da sociedade civil em um grande encontro com apresentações de espetáculos, debates, reflexões, palestras, aulas abertas, exposições, trocas, etc, em duas semanas de intensa programação. Desde a 1ª edição, a principal intenção já era de possibilitar um intercâmbio entre os participantes, estabelecendo redes de relacionamentos para que pudéssemos nos fortalecer, nos representar e proporcionar viabilidade e visibilidade aos trabalhos desenvolvidos.

A equipe de coordenação da 2ª Mostra InMinas – Interiorização é formada por Brenda Campos, Geraldo Octaviano, Keu Freire, Paula Libéria, Rogério Gomes, e Sinara Teles, membros dos grupos Cóccix Cia Teatral, Insensata Cia de Teatro, Olho Nú, todos integrantes do Coletivo InMinas.

Programação 2ª Mostra InMinas de Teatro

Sete Lagoas

08 DE MARÇO (SEXTA-FEIRA)

15h às 17h – Cadastramento de participantes e Café Coletivo

19h – Abertura 2ª Mostra InMinas

 20h – Espetáculo Teatral “E Se Todas Se Chamassem Carmem” – Breve Cia | Belo Horizonte/ MG .

Local: Centro Cultural Nacional – Teatro Preqaria

Rua Aleixo Lanza 41 – Canaan.

09 DE MARÇO (SÁBADO)

08h30 – Café Coletivo

09h às 12h30 – Fórum | Conceito e Apresentação da Cooperativa InMinas de Teatro

Ministrante: Carola Castro | Integrante do Coletivo InMinas de Teatro

12h30 às 14h – Almoço

14h às 18h – Palestra Fomento e Produção Cultural

18h – Lanche

Local – Casa da Cultura Sete Lagoas

Avenida Getúlio Vargas, 91 – Centro

20h – Espetáculo Teatral “Carregando a Lua” – Trupe Curativo | Belo Horizonte/MG

Local: Quintal de Histórias

Rua João Pinheiro – 174 – Centro Sete Lagoas  

10 DE MARÇO (DOMINGO)

09 às 12h  – Encerramento + Sarau Cênico Musical.

Local – Casa da Cultura Sete Lagoas

Avenida Getúlio Vargas, 91 – Centro

Categories: Cidades

Sobre o autor

COMENTÁRIOS