Mulher, criança e adolescente: Campanha de conscientização Pré-Carnaval 2019 movimentou foliões em Sete Lagoas

Mulher, criança e adolescente: Campanha de conscientização Pré-Carnaval 2019 movimentou foliões em Sete Lagoas

 Com a chegada do período do carnaval, a Prefeitura de Sete Lagoas tem atuado de maneira especial na conscientização da população, nos mais variados aspectos que abrangem o evento, alertando e orientando a todos que pretendem participar da folia.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS; realizou campanhas de pré-carnaval para alertar os foliões dos blocos sobre o assédio sexual contra mulheres e sobre os direitos das crianças e adolescentes.

A campanha “Carnaval Sem Assédio – Não é Não: Depois do Não, Tudo e Assédio” teve como objetivo principal, falar sobre o enfrentamento à violência contra mulheres, com ênfase no período do carnaval, quando se acentuam as ocorrências de assedio, tais como: Os puxões de cabelo, beijos a força e passadas de mão pelo corpo, entre outros.

“Neste Carnaval Faça Bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes”; O objetivo foi de conscientizar a população a denunciar qualquer situação de violência, especialmente a exploração sexual, o trabalho infantil e o uso de álcool e drogas.

Sobre a exploração sexual de crianças e o trabalho infantil durante o carnaval, o tema foi um dos mais abordados durante os diversos momentos da campanha.

Luciano Gonçalves, Gerente de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, fez um balanço dos trabalhos realizados nos últimos dias: “A adesão do público foi boa, o entendimento dos foliões aconteceu de forma positiva, contra essa cultura de violência perante a mulher, incluindo a violência psicológica e moral. Distribuímos muitos materiais em todos os eventos neste pré-carnaval. É importante alertar que, o agressor pode cumprir pena de 06 meses a um ano, caso haja a denúncia às autoridades competentes e o relato da pessoa agredida. Além disso, focamos muito a questão da exploração contra crianças: “As crianças também precisam ser protegidas de todas as formas e isso inclui o monitoramento quanto a possível exploração do trabalho infantil durante o período do carnaval”.

Dentre os destaques da programação que antecedeu o carnaval, é possível citar: Rotary Folia (Praça do Escorrega), Cordão BV (Boa Vista), Bloco do Cercadinho (Lagoa do Cercadinho) e Bloco do Bloco (Praça Tiradentes).

Para denúncias, os canais disponíveis são os seguintes: Ligue 180 – Central de Atendimento a Mulher, Disque 100 – Disque Direitos Humanos e os Conselhos Tutelares do Município pelos telefones 3773 9851 / 3776 4671 / 3774 1522.

Categories: Diversão

Sobre o autor

COMENTÁRIOS