Em Sete Lagoas, 2ª Mostra INMinas de Teatro promove cooperativa teatral de Minas

Em Sete Lagoas, 2ª Mostra INMinas de Teatro promove  cooperativa teatral de Minas

Criada em 2015, o Coletivo InMinas tem dedicado sua atuação à reunir forças e estruturar uma rede de cooperação entre aqueles que desenvolvem trabalhos contínuos no cenário teatral de Minas Gerais. Após realizar uma primeira edição de sucesso da “Mostra InMinas de Teatro”, que concentrou sua programação no centro da capital mineira envolvendo 33 grupos de teatro do Estado, o coletivo está anunciando dentro da Mostra a criação da Cooperativa de Teatro InMinas. Como ação de lançamento, promoverá durante o mês de março a circulação da Cooperativa para as cidades de Sete Lagoas, Pará de Minas e Teófilo Otoni.

A Cooperativa InMinas se dedica ao desenvolvimento de ações teatrais em todo o território do estado de Minas Gerais, consolidando parcerias com órgãos públicos e privados para qualificar as áreas de produção cultural, formação artística, circulação estadual, nacional e internacional, além da estruturação das bases de produção de grupos e artistas solos. Desta forma, a cooperativa se apresenta como catalisadora e capacitadora de teorias e técnicas, além de atuar na construção de uma rede entre artistas e técnicos do setor cultural, são objetivos criar e disponibilizar serviços necessários para a efetivação das produções artísticas, e ampliar nossas possibilidades de trabalho, assim aponta Rogério Gomes Idealizador do Coletivo InMinas e Coordenador Geral da 2ª Mostra InMinas.

A Cooperativa está fundada e seu lançamento oficial acontece no interior de Minas, na 2ª edição da Mostra In Minas que tem como foco a interiorização. O plano é seguir a todo vapor, nos interiores e na capital fomentando a distribuição dos serviços para os cooperados. O convite para cooperar é aberto a todos os artistas e trabalhadores da área do teatro, comentou Sinara Teles, atriz, gestora cultural e atual representante legal da Cooperativa InMinas.

2ª Mostra InMinas

Norteada pelo tema “Interiorização”, a 2º mostra InMinas apresentará trabalhos da Cooperativa Inminas de Teatro, formada e organizada após a realização da primeira edição, com o objetivo de descentralizar todas as ações para buscar incluir o maior número possível de cidades nesse diálogo, difundindo e fomentando o cenário teatral do estado. A circulação e realização das atividades da programação acontecem nos dias 08, 09 e 10 de março em Sete Lagoas; 15, 16 e 17 de março em Pará de Minas; e fechando a mostra nos dias 22, 23 e 24 de março em Teófilo Otoni.

“A atividade teatral, em todas as suas etapas, pressupõe sempre uma coletividade atuando. Criar mecanismos que viabilizem a estruturação de uma rede que utilize práticas cooperativas, nas etapas de produção e circulação de espetáculos teatrais em Minas Gerais é um grande passo para garantia da existência e manutenção dessa atividade. Especialmente para aqueles agrupamentos teatrais que se encontram à margem, tanto geográfica quanto de acesso a recursos.”, contamGeraldo Octaviano, Idealizador do Coletivo InMinas e Coordenador Geral da 2ªMostra InMinas e Paula Libéria, Coordenadora de Produção da 2ª Mostra InMinas de Teatro.

A equipe de coordenação da 2ª Mostra InMinas – Interiorização é formada por Brenda Campos, Geraldo Octaviano, Keu Freire, Paula Libéria, Rogério Gomes, e Sinara Teles, membros dos grupos Cóccix Cia Teatral, Insensata Cia de Teatro, Olho Nú, todos integrantes do Coletivo InMinas.

Programação 2ª Mostra InMinas de Teatro

Sete Lagoas

08 DE MARÇO (SEXTA-FEIRA)

15h às 17h – Cadastramento de participantes e Café Coletivo

19h – Abertura 2ª Mostra InMinas

 20h – Espetáculo Teatral “E Se Todas Se Chamassem Carmem” – Breve Cia | Belo Horizonte/ MG .

Local: Centro Cultural Nacional – Teatro Preqaria

Rua Aleixo Lanza 41 – Canaan.

09 DE MARÇO (SÁBADO)

08h30 – Café Coletivo

09h às 12h30 – Fórum | Conceito e Apresentação da Cooperativa InMinas de Teatro

Ministrante: Carola Castro | Integrante do Coletivo InMinas de Teatro

12h30 às 14h – Almoço

14h às 18h – Palestra Fomento e Produção Cultural

18h – Lanche

Local – Casa da Cultura Sete Lagoas

Avenida Getúlio Vargas, 91 – Centro

20h – Espetáculo Teatral “Carregando a Lua” – Trupe Curativo | Belo Horizonte/MG

Local: Quintal de Histórias

Rua João Pinheiro – 174 – Centro Sete Lagoas  

10 DE MARÇO (DOMINGO)

09 às 12h  – Encerramento + Sarau Cênico Musical.

Local – Casa da Cultura Sete Lagoas

Avenida Getúlio Vargas, 91 – Centro

Categories: Cidades

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/zpanel/hostdata/zadmin/public_html/metropolionline_com_br/wp-content/themes/novomag-theme/includes/single/post-tags.php on line 4

Sobre o autor

COMENTÁRIOS