Segurança Alimentar e Nutricional é tema de encontro

O coordenador geral do PROCON-MG, o promotor de Justiça Amauri Artimos da Mata (Crédito: MPMG)

O Procon-MG, órgão integrante do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), realizou, no dia 20, em Belo Horizonte, a Oficina sobre Segurança Alimentar e Nutricional: Execução do Programa Consumo Saudável Dentro e Fora das Escolas. Na oportunidade Sete Lagoas foi representada por servidores do Procon Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Vigilância Sanitária Municipal, sendo que todos os servidores participantes estão à frente da realização do referido projeto no município.

O encontro teve como objetivo central capacitar os servidores para execução, em seus municípios, do programa “Consumo Saudável Dentro e Fora das Escolas” e assim, estimular a abordagem da segurança alimentar e nutricional nas escolas públicas e privadas do estado.

A finalidade do programa é preparar os alunos do ensino fundamental, do ensino médio e da educação de jovens e adultos (EJA) a tornarem-se consumidores conscientes e terem práticas alimentares saudáveis. Para isso, os estudantes participarão, ao longo do ano, de diversas atividades relacionadas aos direitos do consumidor e à segurança alimentar e nutricional e serão incentivados a realizar trabalhos sobre o tema.

De acordo com o coordenador do Procon-MG, o promotor de Justiça Amauri Artimos da Matta, a intenção é que os alunos façam dos alimentos naturais a base de sua alimentação, limitem o uso dos processados e evitem o consumo dos alimentos ultraprocessados, como recomenda o “Guia Alimentar para a População Brasileira”, do Ministério da Saúde. “Nosso objetivo é que esse programa se torne um movimento permanente em todas as escolas”, comentou.

Durante a Oficina, o coordenador realizou uma apresentação musical, juntamente com 16 crianças do projeto Pequeno Poeta, supervisionadas pela professora Graziela Pires, da Escola Estadual José da Silva Couto, de Contagem. Eles cantaram três músicas compostas exclusivamente para o programa “Consumo Saudável Dentro e Fora das Escolas”.

A oficina contou com palestras sobre o papel das instituições parceiras na execução do programa; política de segurança alimentar e nutricional nas escolas mineiras; conceito, dimensões e ações de segurança alimentar e nutricional em Belo Horizonte; cardápio escolar; programas e projeto sobre segurança alimentar e nutricional e noções básicas sobre o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

O PROCON/SL está situado a Rua Cônego Raimundo, 32 – Centro. O atendimento acontece de forma presencial de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30, sendo que a distribuição de senhas é realizada até as 15 horas. Conheça também nossa página no facebook: @proconsetelagoas.                                           

Ascom MPMG e Ascom PROCON/SL

Categories: Sem Categoria

Sobre o autor

COMENTÁRIOS