Fiéis celebram 80 anos da Paróquia de Santana

Paróquia de Santana em Sete Lagoas (Pascom Diocese)


Centenas de pessoas são esperadas para participar da sessão solene em comemoração aos 80 anos da Paróquia de Santana, dia 28 de fevereiro, às 19h, no Espaço Reviver (Rua Santana, 124, Boa Vista) em Sete Lagoas. A iniciativa é do vereador Cláudio Caramelo, presidente da Câmara Municipal.

A Paróquia de Sant’Ana é a segunda paróquia mais antiga de Sete Lagoas, dividindo com a Catedral de Santo Antônio o tradicionalismo da religião católica na nossa cidade.

Fundada em 1º de janeiro de 1939, a paróquia Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim completa em 2018 seus 80 anos de fundação. Hoje reúne centenas de fiéis, tanto moradores do bairro Boa Vista, quanto pessoas de várias regiões da cidade e de outras cidades vizinhas, que têm na igreja sua referência religiosa.

Além da tradição paroquiana, a paróquia mantém vários projetos sociais. Ao todo, são mais de 4.000 famílias assistidas pelas Obra de Assistência Social da Paróquia de Sant’Ana (OASPS).

Quem foram – Na tradição da Igreja Católica, Sant’Ana e São Joaquim são os pais de Maria, a virgem que deu à luz ao Menino Jesus em Belém. São os avós maternos de Jesus. De acordo com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) a data de 26 de julho a Igreja celebra a memória de Sant’Ana e São Joaquim e também homenageia os avós.

De acordo com artigo do arcebispo metropolitano de São Paulo (SP), cardeal Odilo Scherer, Joaquim e Ana estão situados na passagem do Antigo para o Novo Testamento, mas não são citados no Novo Testamento. Segundo o bispo, é possível chegar aos seus nomes através de uma tradição muito respeitada da Igreja primitiva.

“Ana é representada na arte como a mãe que ensina e educa, sentada numa cátedra ou cadeira, o livro na mão, tendo Maria menina junto dela a ouvir atentamente os ensinamentos da mãe. O livro na mão lembra a palavra de Deus e a tradição religiosa do povo de Israel; a outra mão aponta para o alto, indicando os caminhos que levam a Deus”, desta.

A devoção a Sant’Ana chegou ao Brasil trazida pelos portugueses. Ana é a imagem da mãe educadora, da avó que ensina os netos; imagem também dos catequistas, que educam e iniciam as pessoas nas coisas de Deus.

Da Redação com a CNBB

Categories: Destaque

Sobre o autor

COMENTÁRIOS