Doação de terreno para APAE é oficializada pelo prefeito Leone Maciel

Doação de terreno para APAE é oficializada pelo prefeito Leone Maciel

Entidade ocupa uma área de 20 mil m² e há 49 anos aguardava a sua posse definitiva.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sete Lagoas (Apae) viveu um momento histórico na manhã desta quarta-feira, 20. O prefeito Leone Maciel entregou para a entidade a posse definitiva da área onde ela recebe seus assistidos desde 1970. O ato representou a conclusão de um trabalho iniciado em 2006, também na gestão de Leone Maciel, e que garante autonomia para a associação em diversos procedimentos que podem fortalecer a sua atuação.

O processo de doação foi iniciado com o apoio do ex-vereador Milton Saraiva e o então deputado estadual Paulo Piau. O terreno pertencia ao Estado e, na época, foi muito forte a mobilização política na conquista da cessão para o Município. “A oportunidade surgiu e o prefeito Leone Maciel imediatamente se prontificou a participar desta luta. O deputado Paulo Piau foi outro guerreiro na conquista que, em 2007, culminou com a cessão da área para o Município”, recorda Milton Saraiva.

A ex-diretora Mívia Izabel Fonseca Cunha não escondeu a emoção no momento da solenidade. Ela, juntamente com a ex-presidente Edmee Sanches Mattos, comandavam a entidade quando o processo de doação foi iniciado. “A Apae sempre foi acolhida pelo prefeito Leone Maciel. É uma coisa de Deus esse processo ter iniciado há 12 anos em sua gestão e terminado agora quando ele está novamente no cargo”, comentou.

O presidente da Apae, José Luiz Tomé, classificou o momento como inédito e também fez questão de agradecer os envolvidos. “Este é um marco na história da Apae. Agora não teremos mais o comodato e sim uma área totalmente legalizada. Agradeço ao prefeito Leone Maciel e todos as pessoas que trabalham em prol deste sonho durante esses anos”, disse.

Leone Maciel lembrou que também em sua gestão anterior foi viabilizado o convênio da Apae com o Sistema Único de Saúde (SUS) garantindo repasses para a clínica médica. Na atual gestão, o prefeito ainda aumentou o repasse mensal de recursos municipais para a entidade. “Hoje estou muito feliz por fazer parte deste momento tão importante da história da cidade, da Apae e de todos que fazem parte de sua trajetória. Um ato mais do que merecido para esta entidade que realizada um trabalho filantrópico ímpar. Estamos fazendo justiça para os abnegados diretores, funcionários e alunos”, comentou.

A sede da Apae ocupa uma área de 20 mil m², sendo 4 mil m² de edificações, no bairro Esperança. Atualmente são 780 assistidos de Sete Lagoas e vários municípios da região. A unidade sete-lagoana é modelo para todo o Brasil em diversas metodologias de tratamento oferecendo atendimento aos usuários nas áreas médica, odontológica, social, educacional e psicológica. A Apae ainda tem programas de formação básica para o trabalho e oficinas de dança, música, artes, informática, biblioteca, educação física e práticas esportivas.

Para finalizar a solenidade, alunos fizeram uma apresentação musical. Também estiveram presentes as diretoras Ângela Mafra (educação), Denise Carvalho dos Santos (administrativa), Gabriela Samanta Leto Lavalle (saúde), o secretário municipal de Administração, Mauro Cleber Gonçalves, o Procurador Geral do Município, Lucas Gonçalves de Brito, e Luciano de Oliveira Gonçalves, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS