Empresários da construção de Sete Lagoas participam de evento com Ministro do Desenvolvimento Regional

Empresários da construção de Sete Lagoas participam de evento com Ministro do Desenvolvimento Regional


· Encontro em Brasília foi organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) com apoio da FNAPC, entidades às quais a Associação dos Construtores de Sete Lagoas é filiada.

Empresários de Sete Lagoas filiados à Associação dos Construtores de Sete Lagoas (Ascon7) e diversas outras entidades ligadas à cadeia produtiva da construção civil se reuniram em Brasília (DF), nos últimos dias 12 e 13, com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. O objetivo principal do evento, organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), foi solicitar o reaquecimento do setor por meio de políticas públicas e pedir a criação da Frente da Construção no Congresso Nacional.

De Sete Lagoas, participaram Marcio Henrique Teixeira Santos (Andiara Construtora), presidente da Ascon7, Rodrigo Leão (Rhadan Engenharia), diretor técnico da entidade e Rogério Chaves (Edificare), secretário. A Ascon7 é filiada à CBIC e à Federação Nacional dos Pequenos Construtores (FENAPC), maior apoiadora do encontro em Brasília. Cerca de 85 entidades participaram com a responsabilidade de convidar parlamentares dos seus estados de origem. Mais de 200 deputados e senadores compareceram.

Segundo Marcio Teixeira, o setor da construção civil tem sido muito prejudicado nos últimos anos por causa da crise econômica. Atualmente, os contratos estão paralisados na Caixa Econômica Federal. E para 2019, o Programa Minha Casa Minha Vida sofreu alterações que vão afetar o pequeno construtor. “Não sabemos definir se para melhor. Precisamos de um tempo para assimilar as decisões do novo governo”, reflete o presidente da Ascon7.

Um outro ponto discutido na reunião foi a criação de uma Frente Parlamentar da Construção. “Este é um evento anual tradicional da CBIC onde nós mostramos ao parlamento brasileiro a importância da construção civil para a geração de empregos e para o aquecimento da economia. A gente pleiteia a criação da frente, que tinha sido criada ano passado, mas com a grande renovação no Congresso, tivemos que fazer o trabalho todo novamente. Esse trabalho é para melhorar a situação do segmento”, afirma Marcio.

ASCON7 QUER AGILIZAR PROCESSOS PARA CLIENTES EM SETE LAGOAS

Os representantes da Ascon7 aproveitaram a viagem à capital federal para também realizaram uma importante reunião com o quinto maior representante do País em processos imobiliários intermediados pelo Banco do Brasil. “Nosso objetivo é gerar alternativas junto à instituição do Banco do Brasil para agilizar os processos de nossos associados. A reunião foi muito positiva. Vamos fazer uma parceria com esses representantes que possuem acesso direto à diretoria do Banco”, afirma Marcio.

Na prática, a ideia é que os processos do Programa Minha Casa Minha Vida possam ser tramitados diretamente em Brasília. “Nosso intuito é disponibilizar um canal direto por meio do Banco do Brasil, que também financia imóveis pelo Programa Minha Casa Minha Vida, já que muitos processos estão paralisados na Caixa. Toda essa programação em Brasília foi de grande importância para avançarmos no setor da construção”, ressalta Rodrigo Leão, diretor técnico da Ascon7.

Alterações legislativas também foram cobradas pelos construtores em todas as reuniões realizadas. Atualmente, os pequenos construtores brasileiros são responsáveis por mais de 40% dos imóveis financiados pelo Programa Minha Casa Minha Vida. O segmento gera R$ 10 milhões de empregos e movimenta 9,9% do PIB. Em Sete Lagoas, tem crescido anualmente e de forma considerável as unidades habitacionais financiadas pelo programa federal.

Membros da FENAPC.
Categories: Destaque, Sete Lagoas

Sobre o autor

COMENTÁRIOS