Dicas para evitar o overtraining

Dicas para evitar o overtraining

Especialista aponta maneiras para prevenir o desgaste físico e manter uma boa rotina de treino.
Em 19 de fevereiro, comemora-se no Brasil o Dia do Esportista no Brasil. Independente da modalidade praticada, exercícios físicos demandam muita disciplina e persistência, afinal, busca-se a superação dos limites do próprio corpo. No entanto, apesar do esforço, a prática esportiva também exige cautela a longo prazo.
De acordo com o ortopedista e fundador da SOU, rede de clínicas médicas paulistana especializada em ortopedia, Dr.º Pedro Baches Jorge, para obter bons resultados com as atividades físicas é necessário evitar o “overtraining”, palavra em inglês que significa sobrecarga, que pode afetar negativamente o sistema nervoso e metabólico. “Em alguns casos, a prática pode causar falta de apetite, irritabilidade e até problemas para dormir”, explica.
Pensando nisso, o profissional dá dicas de como evitar o overtraining e manter uma rotina saudável de atividades físicas:
Volume de treino adequado
Estabelecer uma rotina de volume de exercícios não é uma tarefa simples, principalmente para quem está começando. É necessário levar em consideração seus limites aos movimentos, repetições e tempo de prática. “Fazer além do que o corpo pode suportar é prejudicial à saúde, podendo causar dores e descolamentos nos músculos. Além disso, o resultado acaba não sendo efetivo como o desejado”, comenta.
Alimente-se corretamente
Parte fundamental da prática de atividades físicas e do desenvolvimento muscular, a dieta equilibrada regula os níveis hormonais e é fonte de energia para os exercícios. Portanto, é importante alimentar-se a cada duas ou três horas e antes dos treinos, não pulando nenhuma refeição. Além disso, é indispensável beber muita água durante o dia, principalmente antes e depois das atividades.
Repouso é a chave
O descanso também é essencial para evitar o overtraining. “Para que os exercícios tenham resultados, o repouso é indispensável, por isso, é recomendado dormir em média sete horas por noite. Além disso, é bom que exista pelo menos um dia de folga entre os dias de atividades”, completa.

Sobre a SOU:
Fundada em 2008 pelo Dr. Pedro Baches Jorge, mestre e doutorando em Ortopedia pela Santa Casa de São Paulo e Diretor científico da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE), a SOU é uma clínica médica especializada em ortopedia e medicina do esporte, com equipe médica composta por profissionais altamente capacitados para diagnosticar e tratar desde esportistas amadores à atletas de alto rendimento. Possui três unidades na capital paulista, respectivamente nos bairros Bela Vista, Vila Mariana e Ipiranga. Para saber mais, acesse: www.clinicasou.com.br.

Tags: overtraining

Sobre o autor

COMENTÁRIOS