Prefeitura inaugura unidade de acolhimento para pacientes em tratamento contra as drogas

Prefeitura inaugura unidade de acolhimento para pacientes em tratamento contra as drogas

O prefeito Leone Maciel inaugurou, na manhã de ontem, segunda-feira (4), a UAA Adelaide Maria da Rocha Silva. A Unidade de Acolhimento Adulto vai funcionar como apoio ao CAPS AD no tratamento de pacientes dependentes de álcool e de outras drogas. 


Situada na Rua Judá, 156, no bairro Esperança, a UAA vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, recebendo até dez pacientes simultaneamente. Somente serão acolhidos na unidade pacientes referenciados pelo CAPS AD. “Muitos desses pacientes, por mais que tenham vontade de se tratar e se recuperar, acabam não tendo para onde ir e voltam para as ruas, para perto das drogas. Na UAA, eles serão acolhidos durante o tempo que for indicado pelos médicos e profissionais responsáveis por seu tratamento. Esse acolhimento é parte do tratamento, pois amplia o processo de readaptação com a família e a reintegração com a sociedade”, explicou o secretário de Saúde Magnus Eduardo Oliveira da Silva. 


A unidade, construída pela Prefeitura com recursos provenientes de Convênio com o Ministério da Saúde foi batizada em homenagem a uma ex-servidora da Secretaria Municipal de Saúde. A sugestão da homenagem foi do vereador Renato Gomes, prontamente atendida pelo prefeito Leone. Adelaide Maria da Rocha Silva, natural de Cordisburgo, era psicóloga e viveu grande parte de sua vida em Sete Lagoas. Além de professora no Colégio Padre D’Amato e da Fundação Educacional Monsenhor Messias (FEMM), na área pública era uma referência em saúde mental se destacando como servidora efetiva da Prefeitura de Sete Lagoas e também do Estado de Minas Gerais. Também teve forte atuação na área privada sendo fundadora de clínicas de psicologia em Sete Lagoas. Casada com Flávio Nonato Roque da Silva e mãe de João Ricardo, Luís Flávio e Pedro Henrique. 


Secretários municipais e convidados da família de Adelaide Silva participaram da cerimônia de inauguração. Também estavam presentes os vereadores Marcelo Cooperseltta, Gislene Inocência, João Evangelista, Rodrigo Braga, Renato Gomes. Todos eles fizeram questão de exaltar o papel da unidade para o fim a que se propõe. Já o vereador Pastor Alcides abençoou a unidade.


Os convidados foram saudados pelo prefeito Leone em sua fala. “Apesar de todas as dificuldades que estamos enfrentando, é com muita alegria que inauguramos esta unidade que terá um papel fundamental no tratamento de pessoas dependentes de álcool e outras drogas. É um auxílio na luta contra essa doença que é o vício. Esse espaço será um grande reforço na recuperação da saúde e da dignidade desses pacientes”, disse.

Sobre o autor

COMENTÁRIOS