SAAE aumenta carga operacional da ETA e evita falta de água

SAAE aumenta carga operacional da ETA e evita falta de água

Funcionamento da estação à noite foi uma experiência aprovada, revela balanço

Nos últimos dias o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) colocou em prática – mesmo que de forma emergencial – o planejamento de abrir novo turno de funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA – Sistema Rio das Velhas). O objetivo foi evitar o desabastecimento de alguns bairros da cidade, principalmente os localizados nas regiões mais altas. E a iniciativa foi aprovada: com o horário noturno foram injetados mais de 5 milhões de litros de água que reforçaram o abastecimento público, além dos outros 10 milhões de litros que já são captados e tratados durante o horário comercial.

No final de semana a ETA permanecerá rodando também à noite, entre 20h e 1h – podendo até mesmo ser estendido de acordo com a demanda. A partir de fevereiro o SAAE vai montar equipes permanentes – com próprios funcionários da autarquia, sem necessidade de novas contratações – para que o segundo turno seja permanente ou, sempre que houver necessidade, possa ser ativado sem grandes dificuldades para montar escalas de serviço.  Atualmente a ETA – Sistema Rio das Velhas é responsável pelo abastecimento de 1/3 da população.

ATUAL ADMINISTRAÇÃO – Vale ressaltar que a ETA só foi possível operar com maior capacidade após uma série de medidas emergenciais e investimento de recursos da Prefeitura de Sete Lagoas e SAAE. Até então, era considerada uma obra inacabada. Se em Janeiro deste ano a vazão era de 216 mil litros/hora, hoje são enviados mais de um 1,2 milhões de litros/hora, o que gera 10 milhões de litros de água/dia; quantidade suficiente para garantir água de qualidade para aproximadamente 70 mil habitantes.

Hoje a estação de tratamento, localizada em Funilândia, atende os bairros: São João, Braz Filizolla, Santa Marcelina, New York, Bom Jardim, Esperança, Aeroporto, Industrial, CDI II, Carmo, Interlagos, Luxemburgo, JK, Planalto, São Vicente, Emília, Montreal, Alvorada, Canadá, Jardim Europa, Dona Silvia, São Cristóvão, Iporanga I e II, Padre Teodoro, Jardim Primavera I e II, Bela Vista I e II, Cidade de Deus e adjacências.

USO RESPONSÁVEL E RACIONAL: UM DEVER DE TODOS – Apesar da ETA operar por mais tempo a partir da noite desta terça-feira, a autarquia alerta que é essencial que a população colabore no sentido de racionar e utilizar a água de forma responsável, mesmo com o forte calor.

SERVIÇOS LIGUE 115 (SAC)

Categories: Destaque, Sete Lagoas
Tags: ETA

Sobre o autor

COMENTÁRIOS